A famosa estrela Betelgeuse, cuja diminuição da luminosidade causou especulações sobre sua possível explosão, reverteu esse efeito de escurecimento e recuperou seu brilho.
A última fotografia do disco da estrela mostra que, de fato, Betelgeuse estava obscurecida.
No entanto, os astrônomos confirmaram esta semana que, pela primeira vez desde outubro, o brilho da estrela está aumentando novamente, como pode ser visto no gráfico abaixo.
A fotometria obtida nas últimas duas semanas mostra que Betelgeues parou seu longo declínio – de magnitude, uma medida do brilho de uma estrela. Com base nessas observações, a Betelgeuse definitivamente parou sua queda de brilho e começou um aumento lento. No entanto, eles admitiram que serão necessárias mais medições para descobrir se a estrela está realmente retornando aos níveis de brilho mais comuns.
Por enquanto, devemos esperar.
Deve-se ter em mente que Betelgeuse é uma estrela semi-variável, o que significa que quase sempre experimenta aumentos e quedas de brilho e tamanho. De fato, ela possui dois ciclos de mudanças, um de 400 dias e outro de 2.100, que parecem estar associados a variações de temperatura e densidade da superfície.
Além disso, Betelgeuse é uma supergigante vermelha, uma estrela imensa que está prestes a consumir o combustível que alimenta suas reações de fusão nuclear. Quando isso acontecer, a estrela deverá entrar em colapso e explodir em uma supernova espetacular. A explosão será tão poderosa e a estrela está tão próxima, em escala astronômica (apenas 700 anos-luz), que iluminará as noites tanto quanto uma lua cheia por várias semanas.
Fonte: https://www.ovnihoje.com/2020/02/26/depois-de-esmaecer-estrela-betelgeuse-intensifica-seu-brilho/
Sem comentários:
Enviar um comentário