O volume de água do rio Negro em Manaus, no estado do Amazonas, subiu mais nas duas últimas semanas e a cheia na capital igualou o recorde histórico de 2012 neste domingo, dia 30. Várias ruas e pontos importantes da cidade estão alagados e a população continua enfrentando sérias dificuldades de locomoção. O transbordamento dos rios está provocando inundações em várias áreas do Amazonas.
De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o rio Negro alcançou a marca de 29,97 metros igualando, portanto, a maior cheia já registrada em Manaus em 2012. O segundo maior nível do rio Negro ocorreu na cheia de 2009, quando a marca chegou a 29,77 metros.
Manaus está em situação de emergência desde o dia 6 de maio e milhares de famílias atingidas pela cheia devem começar a receber o auxílio enchente a partir desta segunda-feira.
A cota de inundação severa do rio Negro em Manaus foi alcançada em 30 de abril, quando o nível ultrapassou a marca dos 29 metros.
Os especialistas acreditam que o nível do rio Negro em Manaus possa subir mais ultrapassando a marca dos 30 metros.
O transbordamento dos rios também está afetando quase todo o estado do Amazonas e além de Manaus outros 24 municípios estão em situação de emergência, segundo a Defesa Civil. As inundações atingiram centenas de milhares de famílias ribeirinhas e fortemente a agricultura dessas localidades.
Fortes chuvas e La Niña
As chuvas fortes que atingiram parte da Região Norte do Brasil desde o começo do ano, influenciadas pelo fenômeno La Niña são apontados como os fatores para a rápida elevação no nível dos rios, segundo os estudiosos de clima. Essa situação de muita umidade já demonstrava que a possibilidade de ocorrências de maiores enchentes seria alta na capital Manaus este ano.
https://www.painelglobal.com.br/noticias.php?t=Cheia_do_rio_Negro_em_Manaus_iguala_recorde_historico_de_2012&id=20210531-110935
Sem comentários:
Enviar um comentário