terça-feira, 8 de março de 2022

Estudo descobre como o consumo de leite piora os sintomas de esclerose múltipla !


A investigação notou que a caseína, uma proteína presente no leite, ativa uma resposta imunitária mal direcionada, fazendo com que o sistema ataque células cerebrais saudáveis.

Um novo estudo publicado na PNAS veio juntar-se ao corpo de pesquisas académicas que associam os produtos laticínios à esclerose múltipla.

A investigação mais recente demonstrou exatamente como este processo pode acontecer, devido a uma proteína específica no leite de vaca que pode ativar as células imunitárias que danificam os neurónios e podem causar esclerose múltipla.

“Ouvimos muitas vezes pelos pacientes que se sentem pior quando consomem leite, queijo ou iogurte. Estávamos interessados na causa desta correlação”, revela Stefanie Kürten, uma investigadora que se dedicou a este estudo desde 2018.

O primeiro passo foi descobrir qual a substância particular no leite que piora os sintomas da doença. Depois de fazerem várias experiências com ratos, os cientistas notaram que a caseína parece ser a maior culpada.

Rittika Chunder, outra co-autora do estudo, explica que a hipótese proposta é de que a caseína ativa uma resposta imunitária mal direcionada, já que esta proteína parecer ter os mesmos antigénios que leva as células imunitárias a atacar incorretamente células cerebrais saudáveis.

“Comparamos a caseína a moléculas diferentes que são importantes na produção da bainha de mielina. No processo, demos com uma proteína chamada MAG, que é semelhante à caseína em alguns aspetos, tanto que os anticorpos para a caseína também foram ativados contra a MAG nos animais de laboratório”, revela Chunder, citada pela New Atlas.

O passo final foi estabelecer que esta resposta autoimune ativada pela caseína também ocorre em humanos. Para responderem a esta questão, os investigadores olharam para como estes anticorpos se comportam nos tecidos cerebrais humanos.

A investigação verificou a hipótese, com os anticorpos a agregarem-se nas células que produzem a bainha de mielina. Os cientistas descobriram ainda que células imunitárias B retiradas de pacientes com esclerose múltipla eram particularmente sensíveis à caseína.

O estudo realça que este mecanismo só se deve verificar em pessoas com uma alergia aos laticínios anterior. Os autores estão já a trabalhar na criação de um teste para os pacientes que identifica a sua sensibilidade a estas alergias.

https://zap.aeiou.pt/leite-piora-esclerose-multipla-465533

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...