O açúcar parece cada vez mais ligada não só à obesidade, mas também a várias doenças crônicas, e até mesmo a morte. Assim, os pesquisadores norte-americanos, usando um modelo estatístico, estimaram que bebidas açucaradas são responsáveis por milhares de mortes a cada ano.
O estudo realizado por pesquisadores da Tufts University, EUA, e publicado na revista "Circulation", analisou dados de inquéritos alimentares em 51 países, envolvendo quase 612 mil pessoas. Refrigerantes açucarados, bebidas de frutas, bebidas energéticas, chá gelado e bebidas açucaradas caseiras foram incluídos no estudo. Além disso, suco de frutas foram excluídos.
A pesquisa mostrou que milhares de mortes por diabetes, doenças cardíacas e câncer poderia ser atribuída a essas bebidas. Assim, em 2010, havia mais de 184 mil mortes: 133.000 por diabetes, 45.000 por doenças cardiovasculares e 6.450 por câncer.
Como observam os autores, o maior número de mortes ocorreu em países onde a preparação de bebidas açucaradas caseira é especialmente comum. Segundo o pesquisador Gitanjali Singh, "entre os 20 países com maior número de mortes relacionadas com bebidas açucaradas, pelo menos, 8 foram na América Latina e no Caribe, o que reflete o consumo elevado nessa região do mundo."
"Não há benefícios de saúde em bebidas adoçadas com açúcar, e o possível efeito da redução do consumo evitaria que dezenas de milhares de mortes ocorressem a cada ano", disse o autor do estudo Dariush Mozaffarian.
Fonte: http://www.ultimosacontecimentos.com.br/pestes/bebidas-acucaradas-matam-milhares-de-pessoas-todos-os-anos.html
Sem comentários:
Enviar um comentário