No Chaco do Paraguai, uma grande área tradicionalmente afetada pela seca, foram registradas nas últimas horas chuvas históricas de até cinco horas, um fenômeno recebido como uma bênção pelos agricultores e um problema para as casas mais precárias.
Particularmente na localidade de Filadélfia do Chaco, a 500 quilômetros ao norte de Assunção, caíram 250 milímetros de chuva em cinco horas, informou o município.
A chuva significou uma bonança para fazendeiros e agricultores, mas também dificultou a vida diária da maioria das pessoas de um lugar quase deserto, de acordo com depoimentos de pessoas afetadas.
Os poços de água de uso doméstico e os reservatórios das fazendas "transbordaram e as ruas da cidade se tornaram verdadeiros rios", disse Peter Silvero, morador de Filadélfia.
A prefeitura local foi forçada a realojar muitas famílias cujas casas foram afetadas pelas corredeiras.
No final de dezembro e início de janeiro várias cidades do Paraguai foram atingidos por chuvas torrenciais resultado do fenômeno El Niño, que matou seis pessoas e forçou a evacuação de cerca de 140.000 pessoas durante os feriados.
Fonte: http://www.ultimosacontecimentos.com.br/grandes-sinais-do-ceu1400518699/chuvas-historicas-em-zona-seca-do-paraguai.html
Sem comentários:
Enviar um comentário