A NASA acaba de comemorar um grande “primeiro” pelo seu jipe-sonda Perseverance em Marte.
Na terça-feira, a agência espacial divulgou as primeiras imagens capturadas pelo Perseverance de um “demônio da poeira”, que é um pequeno tornado que pode viajar através do terreno marciano como o redemoinho do Diabo da Tasmânia.
O vídeo é granulado e não tem a melhor taxa de quadros, mas o fato do Perseverance ter visto um dos pequenos tornados tão cedo é uma indicação de que a paisagem de Marte não está morta e estéril – e que poderíamos ver muitos mais tornados de Marte à medida que a missão progride.
Olhar mais de perto
Marte é frequentemente retratado como um deserto inerte – pilhas de rochas e poeira sentadas esperando para serem exploradas e não fazendo muito mais. Mas este vídeo está em forte contraste com essa deturpação.
Ele revela em primeira mão que Marte ainda é um mundo dinâmico com fenômenos naturais acontecendo, independentemente da frequência com que o vemos.
E claro, a NASA tem tirado fotos e feito GIFs de tornados em Marte por um tempo. Mas o Perseverance é capaz de tirar imagens muito melhores do que seus antecessores, e com suas gravações do Planeta Vermelho começando a vazar, é lógico que os cientistas serão capazes de obter uma visão mais clara do que nunca no clima incomum de Marte e outras esquisitices que poderiam ter passado despercebidas anteriormente.
https://www.ovnihoje.com/2021/03/19/jipe-sonda-perseverance-recem-filmou-um-tornado-na-superficie-de-marte/
Sem comentários:
Enviar um comentário