As estrelas de neutrões são os objetos mais densos do Universo. Em algo tão grande como uma cidade, há mais massa comprimida do que o Sol. Isto tem algumas consequências peculiares – incluindo o quão suaves são.
A atração gravitacional de tal objeto é tão alta e a sua crosta é tão dura que não seria possível obter “montanhas” na sua superfície com mais de um milímetro, sugere uma nova investigação citada pelo site IFLScience.
Estes resultados, apresentados no National Astronomy Meeting 2021, surgiram a partir de novos modelos que tentaram criar simulações mais realistas de como são as estrelas de neutrões.
Em particular, os investigadores responsáveis por esta pesquisa estavam interessados nas deformações mais pequenas da superfície destas estrelas – conhecidas como “montanhas”, apesar de serem minúsculas – descobrindo que estas eram cem vezes mais pequenas do que se pensava anteriormente.
“Nas últimas duas décadas, houve muito interesse em entender o quão grandes essas montanhas podem ser antes de a crosta da estrela de neutrões se partir e, consequentemente, não poderem mais ser suportadas”, disse, em comunicado, Fabian Gittins, investigador da Universidade de Southampton que liderou a pesquisa.
Segundo o mesmo site, as forças envolvidas nestes objetos são mesmo deslumbrantes. As simulações sugeriram que a superfície de uma estrela de neutrões é 10 mil milhões de vezes mais rígida do que o aço.
Modelos anteriores sugeriam que estas montanhas podiam ter até alguns centímetros de altura, indicando que a crosta estava perto de partir-se em todos os pontos. Mas este novo trabalho defende que essa suposição não é apoiada por cenários fisicamente realistas.
As estrelas de neutrões são realmente suaves. Se se explodisse uma do tamanho da nossa Terra, essas montanhas não seriam mais altas do que meio metro.
“Estes resultados mostram como as estrelas de neutrões são objetos extraordinariamente esféricos. Além disso, sugerem que observar ondas gravitacionais de estrelas de neutrões em rotação pode ser ainda mais desafiador do que se pensava”, acrescentou Gittins.
https://zap.aeiou.pt/montanhas-estrela-milimetros-altura-418527
Sem comentários:
Enviar um comentário