segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Anticorpos caem a pique três meses depois da vacina !

Um estudo dos serviços de Patologia Clínica e de Saúde Ocupacional do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) concluiu que os anticorpos caem a pique meses após vacinação. Nesse sentido, a terceira dose torna-se inevitável.


O Centro Hospitalar Universitário de Coimbra está a avaliar nove mil profissionais de saúde que foram vacinados contra a covid-19 e, de acordo com um novo estudo, concluiu que os anticorpos sofrem uma quebra drástica três meses após a vacinação.

O Diário de Notícias avança que, passados oito meses desde o início da investigação, os cientistas já têm os resultados completos de metade da população que aderiu a este estudo, ou seja, mais de quatro mil pessoas.

Ao fim de três meses, o nível de anticorpos caiu para um sexto do valor detetado depois da toma das duas doses da vacina.

“Uma terceira dose será necessária em breve, porque o que verificámos é que a nossa população teve uma resposta extraordinária à vacina – 97,7% responderam com um nível muito elevado de títulos de anticorpos ao fim dos 14 dias da segunda dose da vacina -, mas que estes desceram abruptamente ao fim de três meses, em média para cerca de um sexto. Esta descida manteve-se ao fim dos seis meses”, revelou a coordenadora do estudo, Lucília Araújo.

A responsável confessou ao DN que os investigadores ficaram “tristes” com estes resultados, e ainda mais, porque a tendência de descida confirma-se ao fim de seis meses. Ainda assim, constataram que a descida “foi mais suave em indivíduos que tinham tido contacto com o vírus anteriormente”.

Outro dado revelado pelo estudo é que a resposta imunitária vai diminuindo com a idade: nos vacinados mais jovens, a resposta foi mais exuberante, enquanto nos mais velhos se criaram menos anticorpos.

A investigação aponta também uma diferença entre homens e mulheres., uma vez que, ao longo do tempo, as mulheres ficam com mais anticorpos do que os homens.

Face a estas conclusões, Lucília Araújo não tem dúvidas de que será necessária uma terceira dose da vacina. A especialista defende que a revacinação deve ser feita primeiro nos profissionais de saúde, depois entre a população mais vulnerável, em terceiro lugar aos vacinados há mais de seis meses, e, finalmente, a toda em população, independentemente da idade.

Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde apelou a que os países ricos não avançassem com uma terceira dose enquanto a taxa de vacinação dos países mais pobres não fosse mais alta, mas Alemanha, França e Israel estão a ignorar o pedido.

A decisão de avançar com a terceira dose realça mais uma vez as grandes desigualdades nas respostas à pandemia e o açambarcamento das vacinas pelos países ricos enquanto as nações em desenvolvimento têm um processo de vacinação mais atrasado.

https://zap.aeiou.pt/anticorpos-caem-a-pique-tres-meses-423375

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...