Com o envelhecimento, uma das coisas que mais assusta a população em geral é a demência. No mundo, a cada ano, é diagnosticada demência a cerca de 10 milhões de novas pessoas. Apesar de ainda não haver cura, agora já há uma forma de prever quem será afetado.
A demência é incurável e, apesar dos avanços científicos dos últimos anos, os cientistas ainda não conseguiram retardar o seu aparecimento.
Contudo, há uma arma que pode ser usada: a prevenção. De acordo com vários estudos, um terço dos casos de demência são evitáveis através da minimização de fatores de risco e escolhas de estilo de vida, o que pode salvar milhões de vidas, caso estas opções sejam tomadas o mais rápido possível.
Neste sentido, tendo em conta os traços comportamentais e pré-existentes conhecidos, os cientistas do Hospital de Ottawa conseguiram criar uma calculadora online que é capaz de apresentar a probabilidade de um indivíduo com mais de 55 anos desenvolver demência.
A calculadora foi desenvolvida e validada como parte de um estudo, que posteriormente foi publicado no Journal of Epidemiology and Community Health.
A criação de uma calculadora preditiva sem dados genéticos não é uma tarefa fácil, refere o IFL Science, mas não foi uma missão impossível para esta equipa.
Os investigadores compilaram os resultados de uma amostra de 75.460 entrevistados, de modo a procurar correlações, e encontraram 8.448 casos de demência, aos quais foi aplicado um algoritmo para encontrar fatores de risco. Estes incluem a idade, consumo de substâncias, dieta, indicadores de saúde mental ou situação sócio-económica.
No entanto, tal como em todos os estudos, a calculadora tem limitações.
Os especialistas expressaram preocupação de que o modelo possa ser “super-dimensionado”, sendo que também existem fatores de risco fortemente correlacionados à demência que não foram incluídos.
O resultado da calculadora DemPoRT não é 100% certo, por isso, alerta a equipa, o utilizador não deve ficar em pânico se o resultado por menos positivo.
O principal objetivo da calculadora online é que esta seja usada como uma ferramenta para adaptar o estilo de vida e melhorar o comportamento em diversos aspetos do quotidiano.
https://zap.aeiou.pt/calculadora-preve-risco-demencia-413197
Sem comentários:
Enviar um comentário