segunda-feira, 18 de abril de 2022

Uma experiência promissora pode confirmar o quinto estado da matéria !


A informação das partículas pode ser o quinto estado da matéria, sugere um novo estudo que pode mudar a Física, pelo menos como a conhecemos.

Melvin Vopson, da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, tem tentado demonstrar que a informação tem massa e que todas as partículas elementares armazenam informações em si mesmas, semelhante à forma como o ADN regista as informações dos seres humanos.

Recentemente, o investigador projetou uma experiência para testar se a informação é realmente o que ele acredita ser – o quinto estado da matéria.

“Se assumirmos que a informação é física e tem massa e que as partículas elementares têm um ADN de informação sobre si próprias, como podemos prová-lo? O meu último trabalho trata de pôr estas teorias à prova para que possam ser levadas a sério pela comunidade científica”, explicou, citado pelo Tech Explorist.

Segundo o portal, a experiência propõe detetar e medir a informação de uma partícula elementar usando colisões partícula-antipartícula, que se aniquilam ao se encontrar, normalmente emitindo raios gama.
 
“A informação num eletrão é 22 milhões de vezes mais pequena do que a massa desta partícula, mas podemos medir o conteúdo da informação apagando-a. Sabemos que, quando uma partícula de matéria colide com uma partícula de antimatéria, se aniquilam. A informação da partícula tem que ir para algum lado quando é aniquilada”, disse Vopson.

O processo de aniquilação converte toda a massa restante das partículas em energia, normalmente fotões gama. Quaisquer partículas que contêm informação são convertidas em fotões infravermelhos de baixa energia.

Neste estudo, cujo artigo científico foi publicado na AIP Advances, Vopson prevê a energia exata dos fotões infravermelhos resultante do desaparecimento da informação.

O investigador acredita que este trabalho pode ser capaz de demonstrar como a informação é um componente crítico de cada componente do Universo – e que pode mesmo nascer um novo campo de investigação física.

https://zap.aeiou.pt/quinto-estado-materia-470265


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...