quinta-feira, 1 de julho de 2021

Planeta Terra passa a ter oficialmente cinco oceanos !

A National Geographic Society fez o primeiro mapeamento dos oceanos em mais de 100 anos e, desta vez, reconhece que a Terra possui cinco oceanos.


Definir as fronteiras dos oceanos da Terra não é uma tarefa simples. Desde que a National Geographic Society passou a mapear o planeta em 1915, apenas quatro oceanos haviam sido confirmados: Atlântico, Pacífico, Índico e Ártico.

Apesar de o Oceano Antártico ter sido informalmente divulgado pela comunidade científica ao longo dos últimos 100 anos, somente a 8 de junho deste ano é que a instituição reconheceu oficialmente as águas ao redor da Antártida como o quinto oceano do planeta.

O reconhecimento do Oceano Antártico como um oceano único é uma discussão que já dura há algum tempo, recorda o Live Science.

Quando a Organização Hidrográfica Internacional (OHI, sigla em inglês) foi criada em 1921, a instituição referiu-se às águas ao redor da Antártida como um corpo distinto, mas, em 1953, mudou de ideias. No entanto, desde então, cientistas e organizações comerciais passaram a referir-se àquelas águas geladas do polo sul como Oceano Antártico.

Os membros da Administração Oceânica Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) já reconhecem as águas como o quinto oceano desde 1999. Foi aí, inclusive, que o Conselho de Nomes Geográficos dos Estados Unidos aprovou o nome Oceano Antártico.

O geógrafo Alex Tait, da National Geographic Society, disse que este oceano é reconhecido pelos cientistas há muito tempo, mas, como nunca houve um acordo internacional, nunca foi reconhecido oficialmente.

“É uma espécie de ‘nerdice’ geográfica em alguns aspetos”, ironiza. Para os especialistas, o reconhecimento oficial do Oceano Antártico pode surtir um efeito positivo na educação científica das crianças.

Segundo o geógrafo, os estudantes podem aprender muita coisa sobre o mundo ao estudarem oceanos, especialmente o Antártico.

Ao contrário dos outros quatro oceanos, o Antártico é definido não apenas pelo continente próximo a ele, mas especificamente pela Corrente Circumpolar Antártica (ACC), uma corrente oceânica fria que envolve a Antártica e que caracteriza a maior parte deste oceano.

A ACC “puxa” a água quente dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, e forma uma “corrente transportadora” que distribui as águas quentes ao redor do mundo, enquanto as águas mais frias favorecem o armazenamento de carbono nas profundezas do oceano. Não é à toa que milhares de espécies marinhas vivem nas águas férteis do ACC.

O reconhecimento oficial do Oceano Antártico é mais uma questão de detalhe, pois, ao longo das últimas décadas, essas águas só se confirmaram ainda mais distintas e importantes para o Oceano Global.

https://zap.aeiou.pt/terra-passa-a-ter-5-oceanos-409551

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...