A sonda Hope dos Emirados Árabes Unidos foi lançada no domingo em uma viagem a Marte.
Por que isto é importante: Esta missão, lançada em um foguete H2-A do Japão, marca a primeira missão dos Emirados Árabes Unidos a Marte. Inicia a primeira de três missões no Planeta Vermelho neste verão, com a China e os EUA a seguir nas próximas semanas.
Detalhes: A sonda Hope foi projetada para orbitar Marte e coletar dados sobre o clima daquele planeta, preenchendo lacunas no conhecimento científico deixado pelas missões anteriores.
Os instrumentos da sonda serão capazes de rastrear o ciclo diário do clima do planeta em escala global.
Os Emirados Árabes Unidos vêem essa missão como uma maneira de promover o conhecimento científico e técnico no país e no Oriente Médio como um todo.
A Hope (“esperança” em inglês) agora voará pelo espaço até atingir sua órbita em torno de Marte em cerca de sete meses.
Antecedentes: a sonda Hope não é a primeira incursão dos Emirados Árabes Unidos no espaço e não é o fim de suas ambições.
Em 2019, o primeiro astronauta dos Emirados, Hazzaa Al Mansoori, foi lançado numa missão à Estação Espacial Internacional.
Os Emirados Árabes Unidos também devem lançar uma missão à Lua em 2022.
O quadro geral: o espaço tornou-se um marcador de status geopolítico nos últimos anos. Os países menores conseguiram enviar seus próprios satélites para a órbita devido à redução dos custos de lançamento e desenvolvimento.
Mas, mesmo assim, as missões de Marte geralmente são reservadas apenas para as agências espaciais com mais recursos e apoio.
A missão Hope – se orbitar com sucesso Marte – coloca os Emirados Árabes Unidos nesse pequeno clube de elite.
https://www.ovnihoje.com/2020/07/20/emirados-arabes-unidos-lanca-sua-primeira-missao-a-marte/
Sem comentários:
Enviar um comentário