Produzir um combustível neutro em carbono que pode ser colocado
diretamente nos carros sem necessidade de nenhuma adaptação é o sonho de
muitas companhias. E parece que a Audi vai ser a primeira a realizá-lo.
Esta semana, a montadora alemã declarou que foi capaz de criar um
“e-diesel” (diesel contendo etanol) usando energia renovável para
produzir um combustível líquido a partir de nada mais do que água e
dióxido de carbono.
O “azul bruto”
Depois de quatro meses de pesquisa, a fábrica da Audi em Dresden,
operada pela empresa de tecnologia limpa Sunfire, conseguiu produzir seu
primeiro lote do que estão chamando de “azul bruto”. O líquido é
composto de hidrocarbonetos de cadeia longa, similar aos combustíveis
fósseis, mas é livre de enxofre e aromáticos, portanto, não libera
fuligem na queima.
O primeiro passo para o processo envolve o aproveitamento da energia
renovável através de energia solar, eólica ou hidrelétrica. Esta energia
é então usada para aquecer a água a temperaturas superiores a 800° C. O
vapor produzido é decomposto em oxigênio e hidrogênio através de
eletrólise de alta temperatura, um processo em que uma corrente
eléctrica é passada através de uma solução.
O hidrogênio é então removido e misturado com o monóxido de carbono sob alta pressão e calor, criando o “azul bruto”.
Segundo a Sunfire, o combustível sintético não só é melhor para o
meio ambiente do que o combustível fóssil, bem como a eficiência global
do processo é muito alta, de cerca de 70%. O e-diesel pode ser misturado
com o diesel regular, ou utilizado como combustível sozinho.
Nenhuma novidade
O processo utilizado pela Audi na verdade é conhecido pelos
cientistas desde a década de 1920. Chamado de “processo
Fischer-Tropsch”, já foi utilizado pelos alemães para transformar carvão
em diesel durante a Segunda Guerra Mundial, e é usado atualmente por
várias empresas no mundo todo, especialmente nos países onde as reservas
de petróleo são baixas, mas as reservas de outros combustíveis fósseis,
como gás e carvão, são grandes.
A Audi não é nem sequer a primeira a pensar no uso de biogás para
produzir biocombustíveis neutros em carbono. Outra empresa alemã,
chamada Choren, já fez uma tentativa de produzir biocombustíveis usando
biogás e o processo Fischer-Tropsch no passado, mas entrou em falência
devido a dificuldades práticas em 2011.
A Audi admite que nenhum dos processos que eles estão usando são novos,
mas afirmam que suas técnicas podem fazer a diferença. Por exemplo, o
aumento da temperatura a que a água é dividida aumenta a eficiência do
processo e o calor residual pode então ser recuperado.
Futuro
Enquanto esse passo da montadora pode não anunciar uma nova era livre
de combustíveis fósseis, a tecnologia de transformar energia verde em
combustível sintético pode ter aplicações interessantes, como uma
bateria para armazenar o excesso de energia produzida por fontes
renováveis.
Fonte: http://hypescience.com/como-fazer-combustivel-com-apenas-agua-e-ar/
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