sexta-feira, 14 de agosto de 2015

União Astronómica Internacional abre votação para nome de planetas

Fotografia © Printscreen

Pela primeira vez a União Astronómica Internacional vai permitir que, até 31 de agosto, o mundo escolha os noes de planetas e estrelas fora do Sistema Solar.
Começa hoje e acaba no dia 31 de agosto a votação para o nome de 15 estrelas e 32 planetas fora do Sistema Solar. No site da União Astronómica Internacional (UAI) é possível votar no nome dos vários astros, mas não é possível sugerir nomes.
Esta é a primeira vez que a UAI permite que pessoas de todo o mundo escolham nomes para planetas e estrelas. Alguns dos nomes escolhidos são bastante engraçados. Uma das hipóteses para a estrela PSR 1275+12, orbitada por três planetas, é "Rock'n'Roll Star" e os nomes dos planetas seriam "Rockie", "Andie" e "Rollie". Na descrição do nome pode ler-se "uma ritmada estrela dançante que tem Rockie, Andie e Rollie".
As votações terminam no dia 31 e cada pessoa pode votar apenas uma vez para cada planeta ou estrela. No site é possível ver todas as sugestões acompanhadas de uma pequena descrição sobre aquele nome.

Fonte: http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=4727056

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...