quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Existe um oceano numa das luas de Saturno, e possivelmente vida também !

dione-ilustracao
As sessenta e duas luas de Saturno continuam a ser um baú de mistérios tesouros cósmicos. No início deste ano, astrônomos da NASA descobriram desfiladeiros profundos em Titã, o quais fluem hidrocarbonetos líquidos, comparáveis à geografia da Terra. A mesma lua também mostrou misteriosas nuvens de gelo, as quais apareciam repentinamente, implicando condições atmosféricas muito mais próximas às da Terra do que se pensava anteriormente.
Agora, novos dados coletados pelo Observatório Real da Bélgica mostram que a lua Dione de Saturno contém algo surpreendente: um oceano líquido.
A conclusão foi alcançada após astrônomos analisarem os dados gravitacionais e geológicos, os quais mostraram anomalias que não combinavam com o pensamento atual sobre a composição de Dione, a décima quinta maior lua em nosso sistema solar. De acordo com a pesquisa publicada no Geophysical Research Letters, os astrônomos acreditam que estas anomalias poderiam somente ser explicadas por um oceano profundo abaixo da superfície de Dione:
Foto da lua Dione, tirada pela sonda Cassini da NASA
Foto da lua Dione, tirada pela sonda Cassini da NASA

“Sua gravidade e seu formato podem ser explicados em termos de uma espessa crosta isostática por sobre um oceano global de 99 ± 23 km de profundidade, assim fornecendo a primeira evidência clara de um oceano atual dentro de Dione.”
Acredita-se que o oceano de Dione esteja bem abaixo de sua superfície composta de gelo e o silicato rochoso. Acredita-se ainda que outra das luas de Saturno, Encelado, tenha um oceano subterrâneo similar.
dione-corte
Dione pode ter uma crosta gelada, um oceano no meio e um núcleo rochoso.

O que é mais empolgante do que a descoberta to oceano de Dione é o fato de que ele esteja dentro de uma camada de rocha, criando condições, as quais acredita-se terem sido responsáveis pela proliferação da vida.
Attilio Rivoldini, co-autor da pesquisa publicada, acredita que a descoberta poderia ser inovadora na procura por vida fora da Terra:
“O contato entre o oceano e o núcleo rochoso é crucial. Interações entre a rocha e a água fornecem os nutrientes e a fonte de energia, ambos ingredientes essenciais para a vida.”

Fonte: http://ovnihoje.com/2016/10/12/ha-um-oceano-numa-das-luas-de-saturno-e-possivelmente-vida-tambem/

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...