terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Cometa verde aproxima-se da Terra e poderá ser visto de madrugada !

Cometa 45p Honda
No próximo sábado, dia 11, o cometa 45P/Honda chegará muito próximo da Terra e se as condições do local de observação permitirem poderá ser visto com um simples binóculo antes de o Sol nascer.
Chamado oficialmente 45P/Honda–Mrkos–Pajdušáková, o objeto foi visto pela primeira vez por Minoru Honda, em 3 de dezembro de 1948. Completa uma volta em torno do Sol a cada 5.25 anos e sua última aproximação do astro rei foi em 31 de dezembro de 2016, quando passou a cerca de 75 milhões de km da estrela.
Eventualmente, o corpo celeste se aproxima muito da Terra e em 15 de agosto de 2011 chegou apenas 8.9 milhões de km de distância. Agora, 45P/Honda está de volta. E se aproximando.
Neste momento, o núcleo do cometa está a cerca de 14 milhões de km do nosso planeta e deverá atingir o ponto de máxima aproximação em 11 de fevereiro, quando chegará a 12.43 milhões de km da Terra. 
Carta Celeste 45 P Honda
As últimas fotos, feitas em sua maioria por astrônomos amadores, mostram que 45p/Honda é um objeto pequeno e esverdeado. Essa cor é devido à presença de carbono diatômico que é ejetado ao espaço e que ao ser bombardeado por energia ultravioleta emitida pelo Sol se ioniza e emite luz neste comprimento de onda.
As melhores estimativas indicam que o brilho de 45P/Honda deverá aumentar ainda mais devido à aproximação com o Sol e poderá atingir a magnitude 6.0, no limiar de percepção da visão humana. No entanto, isso não significa que basta olhar para o céu e ver o cometa. É preciso saber para onde olhar, além de ter também um pouco de habilidade para distinguir o objeto entre tantas estrelas.
No dia 11 de fevereiro, dia da maior aproximação, 45p/Honda poderá ser encontrado bem baixo no quadrante leste a partir das 04h00 e ficará disponível por cerca de 90 minutos, até que os primeiros raios de Sol ofusquem o objeto.
Visto através de um binóculo de boa qualidade, 45p/Honda se parecerá a um pequeno pontinho verde dotado de uma longa cauda.
Se você é madrugador e gosta de olhar para o céu, esta é uma excelente chance de contemplar um cometa com os próprios olhos. Mas não espere muito.

Fonte: http://www.apolo11.com/cometa_73p.php?titulo=Cometa_verde_se_aproxima_da_Terra_e_podera_ser_visto_na_madrugada&posic=dat_20170207-111419.inc




Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...