sábado, 19 de agosto de 2017

Eclipse do Sol será mega evento nos EUA e poderá ser visto no Brasil !

Eclipse total do Sol
Na segunda-feira, dia 21, a lua encobrirá totalmente o Sol e projetará uma grande sombra sobre todo o território dos EUA. Sob uma estreita e longa faixa de dimensões continentais, o dia se transformará em noite e estrelas e planetas poderão ser vistos em pleno dia.

Foto do eclipse solar total ocorrido em 2008, clicado pelo astrofotógrafo Miloslav Druckmuller sobre o Mar Negro.

O eclipse será total, quando a Lua encobre todo o disco solar e será visível na América do Norte, América Central, Caribe, norte da América do Sul e ao oeste da Europa e da África.

A totalidade do eclipse será visível dentro de um corredor estreito através dos Estados Unidos. A maior duração da totalidade será de 02m44s sob a Floresta Nacional Shawnee, ao sul de Carbondale, Illinois.

No Brasil, o evento será observado parcialmente, principalmente nos estados da Região Norte e Nordeste. A tabela abaixo mostra os horários de observação nas capitais brasileiras.

Horarios do eclipse solar de 21 de agosto de 2017.
Horarios do eclipse solar de 21 de agosto de 2017. Cobertura se refere à porcentagem do disco solar encoberto pela lua.

ATENÇÃO

Nunca olhe diretamente para o Sol. Não use chapa de raios-x, filmes velados, disquetes antigos de computador, CD ou DVD. Na falta de óculos especial para observação solar, use óculos ou lente de soldador número 14. Olhar diretamente para o Sol o deixará cego. Não seja teimoso.

Quando acontece o Eclipse

O eclipse terá início às 15h46 UTC (12h46 pelo Horário de Brasília), quando a borda da Lua tocar o disco solar. Isso acontecerá sobre o oceano Pacífico central. A primeira localidade terrestre a presenciar o eclipse totalmente será a cidade de Salem, no estado norte-americano do Oregon. A última localidade será Charleston, na Carolina do Sul.

Caminho da sombra da Lua durante o eclipse solar de 21 de agosto de 2017
Caminho da sombra da Lua durante o eclipse solar de 21 de agosto de 2017

Caos nos EUA
 
Devido à magnitude do eclipse, que poderá ser observado em todos os EUA, com a sombra da Lua caminhando sobre todo o território americano, autoridades daquele país estão alertando para a ocorrência de grandes congestionamentos, já que milhões de pessoas viajarão para as áreas centrais, onde o eclipse poderá ser visto em sua plenitude.

Como ocorre um eclipse total do Sol

Um eclipse solar total acontece sempre que a Lua se posiciona exatamente entre o Sol e a Terra, bloqueando completamente o disco da estrela. Nestas condições o céu se torna completamente escuro e estrelas e planetas podem ser vistos durante o momento da totalidade.


O eclipse total ocorre com a Lua no perigeu ou próximo dele, ou seja, quando está mais próxima da Terra. Quando está mais afastada seu tamanho aparente não encobre completamente o disco solar e um arco luminoso é observado ao redor da Lua. Nestas condições o eclipse passa a ser do tipo parcial.

Fonte: http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Eclipse_do_Sol_sera_mega_evento_nos_EUA_e_podera_ser_visto_no_Brasil&posic=dat_20170818-110621.inc

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...