terça-feira, 8 de outubro de 2019

NASA pode ter encontrado um antigo oásis em Marte !

Três bilhões de anos atrás, Marte parecia muito diferente de como está agora. E desde que conseguimos pousar sondas na superfície do planeta, tentamos dar uma espiada em seu passado distante.
Esta animação demonstra os lagos e córregos salgados que os cientistas acham que podem ter sido deixados para trás quando a Cratera Gale secou ao longo do tempo. A parte inferior da imagem é o piso da Cratera Gale, com o pico ao lado do Monte Sharp. Crédito: ASED Knowledge Enterprise Development (KED), Michael Northrop

A cratera Gale, de 160 quilômetros, que acredita-se ser o resultado de um enorme impacto antigo, tem cientistas particularmente fascinados. De acordo com dados coletados pelo jipe-sonda Curiosity da NASA, a cratera já foi repleta de pequenos riachos que criaram um oásis de poças rasas e salgadas de água.
Lagos salgados – oásis em Marte?

Pelo menos, essa é a teoria esboçada em um novo artigo de cientistas da NASA publicado na revista Nature Geoscience. Eles imaginam que a cratera já se assemelhou aos Altiplanos, as regiões de alta altitude da América do Sul, repleta de lagos e córregos salgados.

O autor principal, William Rapin, disse em comunicado:

Durante períodos mais secos, os lagos do Altiplano se tornam mais rasos, e alguns podem secar completamente. O fato de estarem livres de vegetação os faz parecer um pouco com Marte.
Base de argila

Desde abril, o jipe-sonda está testando amostras de uma região chamada “the clay-bearing unit ” (algo como ‘unidade argilosa’), perto do Monte Sharp, um pico no centro da Cratera Gale. Amostras sugerem que a região já foi um lago salgado que secou bilhões de anos atrás.

Chris Fedo, membro da equipe do Curiosity, disse:

Não podemos dizer se já estamos vendo depósitos de vento ou de rios na unidade de argila, mas estamos confortáveis ​​em dizer que definitivamente não é a mesma coisa do que veio antes ou do que está à frente.

Fonte: https://www.ovnihoje.com/2019/10/08/nasa-pode-ter-encontrado-um-antigo-oasis-em-marte/

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...