sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Novo sistema de propulsão poderá alcançar a velocidade da luz !

Novo sistema de propulsão poderá alcançar a velocidade da luz, diz engenheiro da NASA
Poderia o motor helicoidal ser o futuro dos voos espaciais? Crédito de imagem: NASA

O engenheiro da NASA, David Burns, desenvolveu um conceito para um novo ‘sistema de propulsão’ capaz de alcançar sistemas solares distantes.

A eliminação das vastas distâncias entre as estrelas é sem dúvida um grande problema – até chegar ao nosso vizinho mais próximo com a tecnologia atual levaria milhares de anos.

Mas e se fosse possível percorrer essas distâncias em uma fração do tempo?

Para David Burns, um engenheiro da NASA, um novo tipo de sistema de propulsão que teoricamente pode atingir 99% da velocidade da luz sem precisar de nenhum tipo de propulsor.

Conhecido como o ‘motor helicoidal’, esse sistema exótico funciona explorando a mudança de massa que ocorre em velocidades relativísticas, conforme descrito na teoria especial da relatividade de Einstein.

A ideia atraiu comparações com a controversa EmDrive do engenheiro aeroespacial Roger Shawyer.

Burns escreve:

O mecanismo acelera íons confinados em um loop para moderar velocidades relativísticas e depois varia sua velocidade para fazer pequenas alterações em sua massa. O motor então move os íons para frente e para trás ao longo da direção da viagem para produzir impulso.

O motor não possui partes móveis além de íons que viajam em uma linha de vácuo, presos dentro de campos elétricos e magnéticos.

Embora o sistema de propulsão exista apenas no papel no momento, a ideia por trás dele é certamente interessante.

No entanto, ainda não se sabe se ele realmente funcionará na prática.

Fonte: https://www.ovnihoje.com/2019/10/18/novo-sistema-de-propulsao-podera-alcancar-a-velocidade-da-luz-diz-engenheiro-da-nasa/








Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...