terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Terra e Marte foram formados pelo mesmo tipo de elementos oriundos do Sistema Solar interno !


Uma equipa de cientistas investigou a composição isotópica dos planetas rochosos e chegou à conclusão de que o nosso planeta e Marte foram formados pelos mesmos elementos oriundos do Sistema Solar interno.

Há uma teoria que indica que os planetas rochosos – Mercúrio, Vénus, Terra e Marte – foram formados a partir da acumulação de milimétricos seixos de poeira do Sistema Solar, até terem atingido os astronómicos tamanhos que apresentam hoje.

Enquanto que esta tese afirma que estes planetas foram formados graças à junção das partículas de poeira do Sistema Solar interno, o novo estudo aponta que, na verdade, estes pedregulhos de poeira são oriundos do Sistema Solar externo.

Segundo Christoph Burkhardt, primeiro autor do estudo publicado a 22 de dezembro na Science Advances, os isótopos dos metais raros titânio, zircónio e molibdénio encontrados em vestígios das camadas externas de ambos os planetas dão preciosas pistas para esta investigação.

Os investigadores assumem que, no Sistema Solar primitivo, estes e outros isótopos metálicos não eram distribuídos de forma uniforme. Pelo contrário: a sua abundância dependia da distância ao Sol.

Isto significa que os isótopos contêm informações valiosas sobre a origem dos blocos de construção de um determinado corpo no Sistema Solar primitivo.

Ao analisar rochas terrestres e marcianas, a equipa chegou à conclusão de que as camadas rochosas externas da Terra e de Marte têm pouco em comum com os condritos carbonáceos do Sistema Solar exterior (que tiveram origem para além da órbita de Júpiter).

De acordo com o Tech Explorist, representam apenas cerca de 4% dos blocos de construção originais dos planetas.

“Se a Terra primitiva e Marte tivessem acumulado grãos de poeira do Sistema Solar externo, este valor deveria ser quase dez vezes superior“, resumiu Thorsten Kleine, professor da Universidade de Münster. Na prática, isto significa que “não podemos confirmar a teoria da formação dos planetas interiores”.

Porém, “a composição da Terra e de Marte também não corresponde exatamente ao material dos condritos não carboníferos” (oriundos do Sistema Solar interno). “As simulações de computador sugerem que deve ter estado em jogo outro tipo de material de construção.”

Este “material de construção perdido” deve ter tido origem “na região mais interna do Sistema Solar”, tendo sido completamente absorvido pelos planetas.

https://zap.aeiou.pt/terra-e-marte-formados-elementos-452734


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...