segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Terramotos em Itália - Entenda porque eles acontecem !

Terremotos na ItaliaA região central da Itália é praticamente esmagada entre a placa Eurásia e o extremo da placa africana. Esse movimento deu origem aos montes Apeninos e um intrincado sistema de falhas responsável pelos tremores no centro da Itália.

Quase todos os terremotos que acontecem na Itália tem como causa o deslocamento de uma ou mais falhas rasas situadas nos montes Apeninos, uma enorme cordilheira que vai desde o Golfo de Taranto, no sul da Itália, até o limite sul da bacia do Pó, no norte do país.

Geologicamente, os Montes Apeninos são, em sua maior parte, uma espécie de cunha formada em consequência de um constante processo de subducção, no qual uma ou mais placas tectônicas desliza continuamente por debaixo da outra.

A tectônica dessa região é extremamente complexa e envolve principalmente a subducção da microplaca de Adria abaixo da placa Eurásia e da cadeia dos Apeninos no sentido leste a oeste, além da colisão continental entre as placas da Eurásia e de Nubia (África). Esse processo constrói o cinturão montanhoso alpino até o norte e a abertura da bacia do mar Tirreno ao oeste, que por sua vez também está relacionado à subducção da placa de Adria.

Toda essa movimentação simultânea e complexa criou ao longo do tempo uma série de falhas geológicas rasas que dominam uma vasta região circundante da Itália e do Mediterrâneo central e são responsáveis pelos mais diferentes tipos de terremotos que ocorrem no país.

O terremoto de magnitude 6.6 observado ao norte de Norcia em 30 de outubro de 2016 é um típico evento de grande intensidade que ocorreu ao longo uma falha geológica rasa que corta parte do centro da Itália. Historicamente, os tremores fortes que ocorrem nesta região são seguidos de diversas réplicas que chegam a durar meses.

O maior evento que já foi registrado por instrumentos nesta região ocorreu em 13 de janeiro de 1915 e atingiu 6.7 magnitudes. O evento teve o epicentro situado a 100 km do terremoto de 30 de outubro de 2016 e ceifou a vida de mais de 32 mil pessoas.

Fonte: http://www.apolo11.com/terremotos_globais.php?titulo=Terremotos_na_Italia_entenda_porque_eles_acontecem&posic=dat_20161103-092640.inc




LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...