sábado, 30 de setembro de 2017

Evaporação da água pode ser a próxima grande fonte de energia elétrica !

Para acabar com a dependência energética em elementos poluentes ou radioativos, as fontes renováveis têm sido alvo de pesquisa constante, com a eólica e a solar a serem noticiadas constantemente, mas a maremotriz e a biomassa a serem também apresentadas como alternativas viáveis. Mas existem outras alternativas, menos visíveis e menos óbvias para a maioria, mas para as quais os cientistas já estão a olhar: e uma dessas é o ciclo da água, através da evaporação.

De acordo com Ozgur Sahin, investigador da Universidade de Columbia, a evaporação tem um potencial de extração de energia utilizável tão grande como a eólica, a solar ou a hídrica. Num artigo científico publicado na revista Nature Communications, Sahin mostrou o seu Motor de Evaporação, que foi testado em laboratório, usando aberturas para controlar a humidade dentro de um cilindro. Dependendo do nível de humidade, esporos bactereológicos (estruturas criadas por bactérias para lidar com mudanças de ambiente) expandem e contraem, e esse movimento é usado para gerar eletricidade.

Extrapolando os números testados em laboratório para uma escala muito maior, o Motor de Evaporação poderá gerar o equivalente a 70 por cento da eletricidade produzida pelos Estados Unidos, ou 325 GW. A utilização deste sistema será, teoricamente, mais eficiente que a energia eólica ou solar, pois pode ser usada em qualquer altura e apenas quando necessário. O sistema também tem o potencial para fazer o público americano poupar 20 por cento da água consumida normal.

Fonte: https://www.motor24.pt/ecologia/evaporacao-da-agua-pode-proxima-grande-fonte-energia-eletrica/

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...