quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Jipe-sonda Mars 2020 levará consigo equipamento para detectar assinatura de vida em Marte !

assinatura de vida em Marte
O jipe-sonda Curiosity na superfície de Marte não tem a mesma capacidade que o novo jipe-sonda Marx 2020 terá. (NASA)

As capacidades robustas e poderosas de nova SuperCam da NASA contarão com uma sonda química inestimável para o jipe-sonda Mars 2020 e podem dar vida a toda uma série de novas descobertas de volta para nós aqui na Terra. Em adição a um sistema mais rápido LIBS, a SuperCam apresentará um novo sistema de laser arrefecido por condução, para proporcionar a capacidade de análise não-destrutiva de espectroscopia RAMAN, capaz de detectar assinaturas baseadas em carbono em materiais orgânicos.

À medida que a sonda NASA curiosidade percorre a superfície de Marte, sua ChemCam captura a composição química ao seu redor, com um sistema laser especialmente concebido. É o laser mais poderoso a já operar na superfície de outro planeta. A explosão de luz infravermelha que dispara dura apenas alguns bilionésimos de segundos, mas é poderosa o suficiente para vaporizar o local que atinge, a mais de 8.000 ° C.

Mesmo à distância, a ChemCam pode examina rochas e solo usando um processo chamado Laser Induced Breakdown Spectroscopy (LIBS), onde rajadas de laser atomizam e excitam componentes, e imagens espectrais capturam suas assinaturas químicas.

Juntamente com o Centre National d’Etudes Spatiales (CNES) e do Research Institute in Astrophysics and Planetology (IRAP), o Thales Group está em fase final de testes do sistema SuperCam compacto que irá suportar as duras condições marcianas. Eles já contruiram e testaram um modelo completo, e os resultados desta pesquisa serão apresentados durante o Congresso Laser OSA, entre 1 a 5 outubro 2017 em Nagoya, Japão.

Ao contrário da funcionalidade do LIBS no jipe-sonda Curiosity, este novo instrumento será capaz de alternar entre um modo de LIBS e um modo de RAMAN de emissão de laser, um método que requer duas cores de laser diferentes para excitar e sondar energias de vibrações moleculares para a identificação química não-destrutiva…

Fonte: http://ovnihoje.com/2017/09/28/jipe-sonda-mars-2020-levara-consigo-equipamento-para-detectar-assinatura-de-vida-em-marte/

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...