segunda-feira, 8 de junho de 2020

As placas tectónicas são bem mais antigas do que pensávamos

As placas tectónicas são bem mais antigas do que pensávamos, sugere uma nova investigação levada a cabo por cientistas norte-americanos.
A rede de placas tectónicas que existe na crosta e no manto terrestre superior está firmemente instalada há mais de 4 mil milhões de anos, pelo menos mil milhões de anos antes do que os cientistas pensavam, concluiu o novo estudo da Universidade de Yale.
Estes porções da litosfera são grandes placas de rochas, cuja interação moldam todas as massas terrestres modernas e influencia as principais características da Geologia da Terra, incluindo terramotos, vulcões e o aparecimento de continentes.
“Entender quando é que a tectónica de placas começou na Terra é um problema fundamentalmente difícil”, disse Jun Korenaga, professor de ciências da terra e do planeta na Universidade de Yale e autor sénior do estudo, citado pelo portal Futurity.
“À medida que vamos mais fundo no tempo, temos menos registos geológicos“.
Na nova investigação, cujos resultados foram publicados na Science Advances, os cientistas encontraram evidências de crescimento continental desde há 4,4 mil milhões de anos.
Para chegar a esta conclusão, explica o mesmo portal de Ciência, a equipa de cientistas de Yale criou uma simulação geoquímica do início da Terra com base no elemento árgon (Ar), um gás inerte que as massas terrestres emitem para a atmosfera.
O árgon é muito pesado para escapar da gravidade da Terra e, por isso, permanece na atmosfera como um livro geoquímico.
“Devido às características peculiares do árgon, podemos deduzir o que aconteceu com a Terra sólida ao estudar este elemento atmosférico (…) É um excelente contador de eventos antigos”, concluiu o professor Korenaga.

https://zap.aeiou.pt/as-placas-tectonicas-sao-bem-antigas-do-pensavamos-327969

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...