domingo, 14 de junho de 2020

Bactérias kamikazes cometem suicídio em massa para proteger a colónia

Numa estratégia “kamikaze”, as bactérias cometem suicídio em massa para protegerem a sua colónia, concluiu um recente estudo realizado por uma equipa de cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido.
As bactérias são organismos muito agressivos que desenvolveram várias formas de inibir e destruir os seus rivais. Agora, uma equipa de cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, descobriu que, numa estratégia “kamikaze”, as bactérias cometem suicídio em massa para protegerem a sua colónia.
De acordo com a investigação, milhões de bactérias envolvem-se simultaneamente num suicídio em massa com um objetivo comum e, segundo os cientistas, esta estratégia tem semelhanças com comportamentos observados em alguns insetos, abelhas e formigas, animais que também lançam ataques em massa contra invasores.
Elisa Granato, uma das cientistas que integrou este projeto, adiatou que o grande número de bactérias que morrem nestes ataques “é muito surpreendente“.
As células envolvem-se neste tipo de comportamento suicida quando já estão prestes a morrer pela toxina de um “concorrente”. “Este comportamento representa o último ataque ofegante das células moribundas, que lhes permite planear um contra-ataque formidável antes que eles próprios pereçam.”
A análise deste fenómeno foi possível graças à microscopia de fluorescência em lapso de tempo 3D, uma técnica que permitiu aos cientistas encontrar uma forma de mudar a cor das células quando estão envolvidas neste “ataque suicida”.
“Bactérias como a E. coli podem ser patógenos mortais e [ao mesmo tempo] organismos protetores que vivem dentro de nós”, disse Kevin Foster, da Universidade de Oxford, citado pelo Phys. “Estudar esta guerra bacteriana pode ajudar-nos a afastar patógenos e a promover as chamadas bactérias amigáveis.”
Os investigadores acreditam que, ao entender melhor esta estratégia kamikaze das bactérias, seja possível projetar, em laboratório, bactérias probióticas que possam ser usadas para promover a saúde e tratar infecções.

https://zap.aeiou.pt/bacterias-kamikazes-proteger-colonia-329210

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...