sexta-feira, 3 de março de 2017

Brasileiro regista lua Io emergindo por trás de Júpiter !

Io surgindo de trás de Jupiter
Clique na foto para ver a Lua Io emergindo de trás de Júpiter.


Um espetacular vídeo feito pelo astrofotógrafo Avani Soares revela o alto nível de competência alcançado pelos astrônomos amadores brasileiros. O registro é um primor de qualidade, que rivaliza com cenas feitas pelos telescópios espaciais.

O vídeo foi criado após o processamento de mais de 10 mil frames registrados entre às 02h03 e 02h59 do dia 24 de fevereiro de 2017, a partir da cidade de Quintão, RS.

A cena mostra parte da rotação do planeta Júpiter, acompanhada do surgimento da lua Io, uma dos quatro principais satélites de Júpiter, conhecidos como luas de Galileu.

Para o registro Soares usou um telescópio Celestron C8, bastante popular entre os amadores, acoplado a uma câmera rápida e um filtro de luminância.

Embora a cena mostrada seja um primor de qualidade técnica, não é no registro de Júpiter que Avaní é reconhecido entre os astrofotógrafos. Sua maior especialidade são os registros lunares, tendo inclusive descoberto diversas feições não catalogadas.

Fonte: http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Brasileiro_registra_lua_Io_emergindo_de_tras_de_Jupiter&posic=dat_20170303-113732.inc

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...