terça-feira, 7 de março de 2017

O belo e azulado pôr do Sol no Planeta Vermelho !

Por do Sol em Marte
Por do Sol em Marte: a cor azul é criada pela dispersão da luz nas minúsculas partículas de poeira em suspensão.


Diferentemente do pôr do Sol terrestre, onde o vermelho predomina com todo o esplendor, em Marte o espetáculo é visto em tons azulados, como revelam as imagens registradas pelo jipe-robô Curiositiy, em atividade no planeta.
A imagem mostrada foi feita com auxílio da MastCam, uma câmera panorâmica localizada no topo do mastro do jipe-robô Curiosity e apresenta o pôr do Sol marciano no dia 15 de abril de 2015.
O efeito de névoa ocorreu após duas tempestades de areia e muita poeira ainda estava em suspensão na alta atmosfera, o que aumentou a dramaticidade da foto.
De acordo com Mark Lemmon, ligado à universidade Texas A&M e responsável pelo planejamento das observações da câmera, a cor azulada ocorre devido ao fato de que a poeira é muito fina e tem o tamanho certo para que o comprimento de onda da luz azul penetre a atmosfera com mais eficiência.

"Quando a luz azul se dispersa na poeira ela fica mais perto da direção do sol do que os outros comprimentos de onda. O resto do céu é amarelo, laranja e vermelho e essas cores se espalham por todo o firmamento em vez de serem absorvidos. Assim, a luz dominante é o azul", explica o cientista.

Vale lembrar que esse tom azulado ocorre nos momentos próximos ao pôr do Sol, já que a luz da estrela penetra a atmosfera de modo rasante e tem o efeito potencializado pela poeira em suspensão. Durante o dia, a coloração da atmosfera marciana tem o aspecto avermelhado, criado pelas mesmas partículas de pó de óxido de ferro em suspensão.
Apesar de parecer apenas um fenômeno óptico-atmosférico curioso, as observações do pôr do Sol do Planeta Vermelho ajudam os cientistas a compreender melhor a distribuição vertical da poeira na atmosfera, contribuindo para uma melhora do entendimento da climatologia marciana.

Fonte: http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Jipe-robo_registra_o_belo_e_azulado_por_do_Sol_no_Planeta_Vermelho&posic=dat_20170307-094506.inc

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...