quarta-feira, 3 de maio de 2017

Existe um lago de carbono derretido sob o Super-Vulcão Yellowstone !

 
Um enorme lago de carbono derretido do tamanho do México está espreitando debaixo dos USA

Há um lago de carbono derretido do tamanho do México por baixo de Yellowstone.

Uma descoberta científica recente mudou drasticamente a nossa visão do ciclo global do carbono e identificou um novo risco significativo.
Os pesquisadores descobriram um lago gigante ou reservatório, composto de carbono fundido no oeste dos EUA.
No total, o lago cobre aproximadamente 700.000 milhas quadradas, aproximadamente do tamanho do México, e fica a 217 milhas abaixo do Parque Nacional de Yellowstone - um super vulcão com o poder de uma erupção maciça.
Como uma erupção supervolcânica, este reservatório de carbono fundido - principalmente carbonato - poderia mudar imediatamente o clima global por mais de uma década se fosse liberado. A liberação de apenas 1% do carbono do manto equivaleria a queimar 2,3 trilhões de barris de petróleo. Isto dá alguma perspectiva sobre o quão importante é compreender este sistema de carbono profundo.
Felizmente há pouco risco no futuro próximo deste acontecimento, porque não existe caminho imediato para a superfície.
Qual a razão da existência deste lago de carbonato fundido? 

Este reservatório gigante de carbonato fundido é o resultado da subdução da placa do Pacífico a entrar por baixo da placa norte-americana. À medida que a placa do Pacifico vai entrando, experimenta cada vez mais pressão e temperaturas altas. Isto, combinado com a presença de gases como o CO2 e a água bloqueada na rocha, permite a fusão parcial da placa. Este é um processo semelhante pelo qual as Montanhas Rochosas se formaram no oeste dos EUA.
Felizmente que uma erupção de um vulcão como Yellowstone, segundo os cientistas, há pouco risco de um acontecimento com esta magnitude acontecer à humanidade num futuro próximo.

Fonte: http://news02050.blogspot.pt/2017/05/ha-um-lago-de-carbono-derretido-sob.html


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...