quarta-feira, 31 de maio de 2017

Planeta Vermelho - Os fluxos sazonais de Valles Marineris !

Valles Marineris: acao do vento na paisagem marciana
Linhagens de declive recorrentes: ação do vento na paisagem marciana. Crédito: NASA/JPL-Caltech/Univ. of Arizona.
 
Valles Marineris é uma enorme feição geológica que corre ao longo da superfície de Marte, a leste da região de Tharsis. Ali, em algumas épocas do ano, a região sofre com a ação dos ventos, que formam estranhas e belas paisagens marcianas.
Nesta cena, captada pela sonda estadunidense Mars Reconnaissance Orbiter, MRO, vemos o resultado da ação eólica, batizada pelos geólogos espaciais como "linhagens de declive recorrentes", ou RLS, bastante comuns em Valles Marineris.
Nesta região marciana, o RSL ocorre geralmente em encostas viradas a leste, estendendo-se desde o terreno pedregoso, à esquerda da foto, até a superfície mais plana, onda acaba por formar depósitos de poeira.
Diversos pesquisadores que estudam o solo marciano acreditam que a presença de água pode ter alguma participação na formação dos "fans" como são chamados esses depósitos minerais.

Valles Marineris

A região de Valles Marineris recebeu este nome em homenagem à nave Mariner 9, que estudou a feição entre 1971 e 1972.
Toda a extensão de Valles Marineris mede mais de 4 mil km. Tem cerca de 200 km de largura e mais de 7 km de profundidade, o que forma o maior cânion conhecido no Sistema Solar, com a exceção do profundo vale submarino de 16 mil km de extensão que forma a Dorsal meso-atlântica.

Fonte: http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Planeta_Vermelho_os_fluxos_sazonais_de_Valles_Marineris&posic=dat_20170517-105052.inc

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...