terça-feira, 9 de maio de 2017

Alaramante - Niveis de oxigénio nos oceanos diminuem desde 1980 !

Mapa global da tendência linear de oxigênio dissolvido a profundidades de 100 metros

Uma nova análise de dados sobre a saúde dos oceanos em todo o mundo revelou que a quantidade de oxigénio dissolvido contida na água - uma medida importante da saúde dos oceanos - tem vindo a diminuir há mais de 20 anos.
Pesquisadores do Georgia Institute of Technology analisaram um conjunto de dados históricos sobre informações oceânicas que remontam a mais de 50 anos e procuraram tendências e padrões de longo prazo. Descobriram que os níveis de oxigénio começaram a cair na década de 1980 quando as temperaturas do oceano começaram a subir.
"O oxigénio nos oceanos tem propriedades dinâmicas e a sua concentração pode mudar com a variabilidade natural do clima", disse Taka Ito, professor associado do Georgia Tech's School of Earth and Atmospheric Sciences, que liderou a pesquisa. "O aspecto importante do nosso resultado é que a taxa de perda global de oxigénio parece estar a exceder o nível de variabilidade aleatória da natureza."
A queda dos níveis de oxigénio na água tem o potencial de afectar o habitat de organismos marinhos em todo o mundo e, nos últimos anos, levou a uma frequência maior de "eventos hipóxidos" que mataram ou deslocaram populações de peixes, caranguejos e muitos outros organismos.
Os pesquisadores têm antecipado há anos que o aumento da temperatura da água afectaria a quantidade de oxigénio nos oceanos, uma vez que a água mais quente é capaz de manter menos gásdissolvido do que a água mais fria. Mas os dados mostraram que o oxigénio do oceano estava a diminuir mais rapidamente do que o correspondente aumento da temperatura da água
"A tendência de queda de oxigênio é cerca de duas a três vezes mais rápida do que o que nós previmos a partir da diminuição da solubilidade associada com o aquecimento do oceano", disse Ito. "Isto é mais provável devido às mudanças na circulação das correntes oceânicas e associada com o aquecimento das águas próximas da superfície e o derretimento do gelo polar."
A maioria do oxigénio no oceano é absorvido pela atmosfera na superfície ou criado pela fotossíntese do fitoplâncton. As correntes oceânicas misturam a água mais oxigenada com a água subterrânea. Mas o aumento da temperatura da água do oceano perto da superfície tornou mais flutuante e mais difícil para as águas superficiais mais quentes, misturarem-se com as águas mais profundas e mais frias. O gelo polar derretido adicionou mais água doce à superfície do oceano - outro factor que dificulta a mistura natural e leva ao aumento da estratificação oceânica.
"Depois de meados dos anos 2000, essa tendência tornou-se aparente, consistente e estatisticamente significativa - além de flutuações ano a ano", disse Ito. "As tendências são particularmente fortes nos trópicos, margens orientais de cada bacia e do Pacífico Norte subpolar".
Num estudo anterior, Ito e outros pesquisadores exploraram por que a depleção de oxigénio foi mais pronunciada em águas tropicais no Oceano Pacífico. Descobriram que a poluição do ar derivado da Ásia Oriental sobre o maior oceano do mundo contribuiu para que os níveis de oxigénio caíssem em águas tropicais a milhares de quilómetros de distância.
Uma vez que as correntes oceânicas carregavam a poluição de ferro e nitrogénio para os trópicos, o fitoplâncton foto sintetizador entrou em excesso, consumindo o excesso de nutrientes. Mas em vez de aumentar o oxigénio, o resultado líquido da reacção em cadeia foi o oxigénio de depleção na água subterrânea.
Isso provavelmente também é um factor que contribui para os níveis em águas de todo o mundo, disse Ito.
O estudo, publicado em abril no Geophysical Research Letters, foi patrocinado pela National Science Foundation e pela National Oceanic and Atmospheric Administration. A equipa incluiu pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica, da Universidade de Washington-Seattle e da Universidade de Hokkaido no Japão.

Fonte: http://news02050.blogspot.pt/2017/05/alarme-niveis-de-oxigenio-nos-oceanos.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...