quinta-feira, 22 de junho de 2017

Sonda Cassini regista solstício de verão em lua de Saturno !

Solsticio em Tita
Da mesma forma que a Terra, solstícios e equinócios também acontecem em outras luas e planetas do sistema solar. No sistema saturniano o solstício de verão ocorreu em 24 de maio, quando o Sol atingiu com menos inclinação o hemisfério norte da lua Titã.

Esta cena foi registrada em 9 de junho de 2017 pela sonda interplanetária Cassini e mostra a grande lua saturniana Titã a uma distância de 507 mil km da superfície.

A imagem foi feita no comprimento de onda infravermelho e mostra brilhantes nuvens de metano se deslocando sobre o hemisfério norte da grande lua. Abaixo das nuvens, lagos escuros de hidrocarbonetos se estendem próximos do polo norte, agora mais iluminado devido à maior incidência da luz solar.

Titã

Titã foi descoberto em 1655 pelo astrônomo Christiaan Huygens. É o maior satélite natural do planeta Saturno e o segundo maior de todo o Sistema Solar, ficando apenas atrás da lua Ganímedes, de Júpiter.

Seu diâmetro é de 5151 quilômetros e leva 15.9 dias para completar uma volta ao redor do gigante gasoso, do qual orbita a uma distância de 1.2 milhões de quilômetros.

Titã é formado de gelo e outros materiais rochosos e é o único objeto, além da Terra, onde já foram encontradas evidências de existência de corpos líquidos estáveis em sua superfície.

Fonte: http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Sonda_Cassini_registra_solsticio_de_verao_em_lua_de_Saturno&posic=dat_20170622-095852.inc

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...