segunda-feira, 19 de junho de 2017

NASA anuncia a descoberta de 10 planetas do tamanho da Terra !

10 planetas do tamanho da Terra
A equipe de telescópio espacial da Kepler da NASA lançou um catálogo da missão com candidatos a planetas (dados que indicam a possibilidade da existência de planetas) que apresenta 219 novos candidatos a planetas, 10 dos quais são de tamanho quase terrestre e orbitam na zona habitável de suas estrela, que é a distância de uma estrela onde a água líquida poderia agrupar na superfície de um planeta rochoso.
Esta é a versão mais abrangente e detalhada do catálogo de exoplanetas candidatos – que são planetas fora do nosso sistema solar – dos primeiros quatro anos de dados da Kepler. É também o catálogo final da visão do telescópio da faixa do céu na constelação do Cygnus
Com o lançamento deste catálogo, derivado de dados publicamente disponíveis no Arquivo Exoplaneta da NASA, existem agora 4.034 candidatos a planetas identificados pelo Kepler, dos quais, 2.335 foram verificados como exoplanetas reais. Dos cerca de 50 candidatos em zona habitável, do tamanho terrestre, detectados pelo Kepler, mais de 30 foram verificados.
Além disso, os resultados dos dados do Kepler sugerem dois agrupamentos de tamanho distintos de planetas pequenos. Ambos os resultados têm implicações significativas para a busca da vida. O catálogo final do Kepler servirá como base para mais estudos, a fim de determinar a prevalência e a demografia dos planetas na galáxia, enquanto a descoberta das duas populações planetárias distintas mostra que cerca da metade dos planetas que conhecemos na galáxia não têm superfície, ou estão sob uma atmosfera profunda e esmagadora – um ambiente improvável de hospedar a vida.

Os resultados foram apresentados em uma coletiva de imprensa segunda-feira (19) no Centro de Pesquisa Ames da NASA no Silicon Valley da Califórnia.

“O conjunto de dados Kepler é único, pois é o único que contém uma população desses análogos terrestres próximos – planetas com aproximadamente o mesmo tamanho e órbita que a Terra”, disse Mario Perez, cientista do programa Kepler na Divisão de Astrofísica da Direção da Missão de Ciência da NASA . “Compreender a sua frequência na galáxia ajudará a informar o projeto das futuras missões da NASA para encontrar diretamente outra Terra”.

O telescópio espacial Kepler procura por planetas, detectando a minúscula queda no brilho de uma estrela que ocorre quando um planeta cruza em frente a ela, chamada de trânsito.

Esta é a oitava versão do catálogo de candidatos Kepler, reunida através do reprocessamento de todo o conjunto de dados das observações da Kepler durante os primeiros quatro anos de sua missão principal. Esses dados permitirão aos cientistas determinar quais populações planetárias – desde os corpos rochosos do tamanho da Terra até gigantes de gás do tamanho de Júpiter – constituem a demografia planetária da galáxia.
Para garantir que muitos planetas não foram perdidos, a equipe apresentou seus próprios sinais simulados de trânsito do planeta no conjunto de dados e determinou quantos foram identificados corretamente como planetas. Então, eles adicionaram dados que parecem vir de um planeta, mas eram realmente sinais falsos, e verificaram com que frequência a análise confundiu estes com os candidatos a planeta. Este trabalho forneceu-lhes quais tipos de planetas foram contados e quais foram subjugados pelos métodos de processamento de dados da equipe Kepler.
“Este catálogo cuidadosamente medido é a base para responder diretamente a uma das questões mais convincentes da astronomia – quantos planetas como a nossa Terra estão na galáxia?”, Disse Susan Thompson, pesquisadora da Kepler para o Instituto SETI em Mountain View, Califórnia, e autora líder do estudo do catálogo.
Um grupo de pesquisa aproveitou os dados do Kepler para fazer medidas precisas de milhares de planetas, revelando dois grupos distintos de planetas pequenos. A equipe encontrou uma divisão clara nos tamanhos de planetas rochosos, do tamanho da Terra, e de planetas gasosos menores que Netuno. Poucos planetas foram encontrados entre esses agrupamentos.

Usando o Observatório W. M. Keck no Havaí, o grupo mediu os tamanhos de 1.300 estrelas no campo de visão do Kepler para determinar os raios de 2.000 planetas Kepler com precisão requintada.

“Gostamos de pensar que este estudo classifica planetas da mesma maneira que os biólogos identificam novas espécies de animais”, disse Benjamin Fulton, doutorado na Universidade do Havaí em Manoa, e principal autor do segundo estudo. “Encontrar dois grupos distintos de exoplanetas é como descobrir quais mamíferos e lagartos compõem ramos distintos de uma árvore genealógica”.
Parece que a natureza geralmente faz planetas rochosos até cerca de 75% maiores do que a Terra. Por razões que os cientistas ainda não entendem, cerca de metade desses planetas tomam uma pequena quantidade de hidrogênio e hélio que aumentam dramaticamente seu tamanho, permitindo-os “pular a lacuna” e se juntar à população mais próxima do tamanho de Netuno.
A nave espacial Kepler continua a fazer observações em novos caminhos do céu em sua missão estendida, buscando planetas e estudando uma variedade de objetos astronômicos interessantes, desde aglomerados de estrelas distantes, até objetos como o sistema TRAPPIST-1, que conta com sete planetas de tamanho da Terra, mais perto de casa…

Fonte: http://ovnihoje.com/2017/06/19/nasa-10-planetas-do-tamanho-da-terra/

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...