segunda-feira, 3 de julho de 2017

NASA irá lançar sistema de defesa planetário !

Pela primeira vez a NASA vai lançar uma missão que usa uma técnica de deflexão contra asteroides para defender o planeta.

A missão é conhecida como DART, Double Asteroid Redirection Test (Teste de Redireção de Asteroide Duplo) e poderá mostrar como qualquer impacto mortal devido a um asteroide pode ser evitado se alguém se dirigisse para a Terra. Poderia atacar o asteróide com força suficiente para forçá-lo a mover a trajetória para longe da Terra, este é um método que é chamado de técnica de impactador cinético.
Neste momento, a missão está na fase de projeto preliminar, mas o objetivo é atacar Didymos B, que é o menor dos dois asteroides binários que se aproximarão da Terra em 2022 e retornarão em 2024 . O cientista do programa, Tom Statler, disse que um asteroide binário seria o laboratório natural perfeito para uma prova.
O DART tem o tamanho de uma geladeira normal e possui um sistema de segmentação autônomo a bordo que apontará para Didymos B e, em seguida, o atingirá a nove vezes mais rápido do que uma bala de uma arma. Andy Cheng, do Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins em Laurel, Maryland, nos EUA, disse que a missão é um passo muito crítico para mostrar como a Terra pode ser protegida de um possível impacto por um asteroide.
Ele continuou dizendo que, como ninguém sabe muito sobre a composição ou estrutura interna dos asteroides, é necessário que a missão seja executada sobre um asteroide real. Ele disse que graças ao DART, a NASA será capaz de mostrar como a Terra pode ser protegida com um impactador cinético, no caso de um ataque de asteroides, podendo desviar qualquer objeto que seja perigoso o suficiente, enviando-o para uma trajetória de voo diferente, que não seria uma ameaça para a Terra.
No site da NASA, foi dito que a missão do DART agora está se saindo do desenvolvimento do conceito e entrando na fase de projeto preliminar, depois de obter aprovação da NASA em 23 de junho. A NASA disse que o alvo para o DART é o asteroide Didymos B, que tem cerca de 160 metros de tamanho. O sistema tem estado sob o minucioso escrutínio da NASA desde 2003.

Fonte: http://ovnihoje.com/2017/07/03/sistema-de-defesa-planetario/

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...