sábado, 28 de fevereiro de 2015

Existirá de fato um Planeta X ?

Existirá de fato um Planeta X?
  Concepção artística de um objeto no Cinturão de Kuiper.[Imagem: T Pyle (SSC)/JPL-Caltech/NASA]

Quando Plutão deixou de ser um planeta, o Sistema Solar estava aparentemente com seu desenho finalmente traçado, com o Sol e os seus oito planetas.

Isto não foi o suficiente para sossegar o cientista Robert Jedicke, da Universidade do Havaí. Segundo ele a órbita de alguns corpos celestes "menores" indica a presença de um novo planeta, na órbita do Sol e a uma distância muito grande para que pudesse ter sido encontrado com os instrumentos atuais. Ele o chama de Planeta X.

Cinturão de Kuiper

Além de seus oito planetas, o Sol é cercado também por alguns corpos grandes, sendo agora chamados plutóides, e uma grande quantidade de corpos celestes menores, principalmente na região chamada de Cinturão de Kuiper, que se estende entre 30 e 50 Unidades Astronômicas que equivale entre 30 e 50 vezes distância entre a Terra e o Sol.

O Cinturão de Kuiper e sua infinidade de pequenos corpos rochosos foi o principal responsável pelo rebaixamento de Plutão. Para ser considerado como um planeta, além de pertencer a orbita do Sol e possuir um formato esférico, precisa ser dominante em sua órbita. E, pela sua proximidade com o Cinturão, Plutão e sua lua Charon têm uma vizinhança bem povoada.

Então, qualquer candidato a novo planeta precisa estar longe dessa região.

Sinais do Planeta X

Alguns objetos no Cinturão de Kuiper têm órbitas muito alongadas, enquanto outros têm órbitas bem menos elípticas com angulações muito semelhantes às órbitas dos demais planetas.
"Isto pode ser um indicio de perturbações de um objeto maciço muito distante," afirmou Jedicke em sua entrevista à revista New Scientist.

Nem todos os astrônomos concordam com ele. Uma migração lenta dos planetas para órbitas mais afastadas do Sol também poderá explicar essas órbitas estranhas dos objetos no Cinturão de Kuiper.

Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=existira-de-fato-um-planeta-x-&id=010130090309

Nota do Administrador: Até hoje nunca houve comprovação ciêntifica deste corpo celeste .
No meu ponto de vista,não passa de uma lenda...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...