sábado, 28 de fevereiro de 2015

Neutrinos podem aquecer o núcleo da Terra

Segundo cientistas, o Sol parece estar influenciando a decomposição dos elementos radioativos no núcleo da Terra.

Sabemos que o quê aquece o núcleo da terra são os materiais radioativos e o próprio peso das rochas, assim uma grande quantidade desses neutrinos poderia acelerar essa decomposição fazendo com que o núcleo da Terra se aqueça demasiadamente. E foi com esse princípio que criaram o filme 2012.


Dado o que conhecemos sobre a radioatividade e os neutrinos solares, isso não deveria acontecer. Dois pesquisadores das universidades de Stanford e Purdue creem que existe uma chance de que uma partícula solar, até então supostamente desconhecida, esteja por trás disso tudo.

O núcleo do Sol – onde as reações nucleares produzem neutrinos – gira mais lentamente comparado com a superfície. Este fenômeno pode explicar a taxa de decaimento radioativo observada em dois laboratórios distintos. Mas isso não explica exatamente porque a mudança acontece. Isso quebra as leis da física de acordo como as conhecemos.

Ao examinar os isótopos radioativos, os cientistas descobriram um desacordo nas taxas de decaimento medidas, o que vai contra a teoria de que estas taxas são constantes. Enquanto procurava uma explicação, os especialistas se depararam com outra pesquisa, que observou-se a variação sazonal nessas taxas de decaimento. Aparentemente, a radioatividade é mais forte no inverno do que no verão.

Uma labareda solar indicou que o Sol estava envolvido de alguma maneira. Um engenheiro nuclear notou que a taxa de decaimento de um isótopo médico diminuiu durante uma tempestade solar.

Fonte: Http://issoeofim.blogspot.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...