sábado, 28 de fevereiro de 2015

Detectada transformação de neutrino - Feito reforça busca de matéria escura

Cientistas anunciaram ter identificado um fato importante sobre a composição do Universo, ao observar a metamorfose de um neutrino. 

O Cern, que abriga o Grande Colisor de Hádrons (LHC) informou que os cientistas do laboratório italiano de Gran Sasso conseguiram detectar um neutrino no feixe de múon. Neutrinos transmitido através da crosta terrestre a partir do Cern, a   mais de730 km de distância. A detecção significa que um dos neutrinos se transformou, confirmando uma previsão dos especialistas. 

Com isso, os cientistas creem ter obtido a prova de que as três variedades de neutrino podem mudar, assim como um camaleão muda de cor.

A descoberta é importante, porque ajuda explicar por que os neutrinos emitidos pelo Sol parecem chegar à Terra em quantidades menores que as previstas pelo Modelo Padrão da Física.

O fato de que os neutrinos mudam de tipo em trânsito é uma explicação para a falha dos especialistas em detectá-los. A mudança dos neutrinos sugere que eles têm massa, o que pode ajudar a compreender o que é a matéria escura que compõe cerca de 25% do Universo.
"Isto é realmente emocionante, pois mostra que há mais coisas além do Modelo Padrão", disse o porta-voz do Cern, James Gilles.

A busca por evidência da matéria escura e do que a compõe é uma parte da missão do LHC.

Fonte:http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,detectada-transformacao-de-neutrino-feito-reforca-busca-de-materia-escura,559562,0.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...