sábado, 28 de fevereiro de 2015

Núcleo da Terra gira mais devagar do que se pensava

Uma equipe de geofísicos descobriu que o núcleo da Terra gira mais devagar do que pensava-se, afetando o nosso campo magnético, segundo o artigo publicado na revista “Nature Geoscience”.

Investigações anteriores mostraram que o núcleo da Terra girava mais depressa que o resto do planeta. Agora os cientistas do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Cambridge descobriram que as estimativas anteriores de um grau de avanço por ano (em relação ao resante do planeta) são imprecisas. Na verdade o núcleo gira muito mais devagar.O avanço acumulado será aproximadamente de 1 grau a cada milhão de anos.

O núcleo interno cresce vagarosamente ao longo do tempo, através da solidificação do fluído das camadas mais externas que se acumula à sua superfície. Neste processo, uma diferença na velocidade nos hemisférios Leste-Oeste do núcleo fica registada na sua estrutura. “Uma rotação mais veloz seria incompatível com a estrutura dos hemisférios que observámos no núcleo interno”, explicou Lauren Waszek em comunicado. “O nosso estudo é o primeiro no qual os hemisférios e a rotação são compatíveis”, Segundo ele.

Fonte: http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/nucleo-da-terra-gira-mais-devagar-do-que-se-pensava_1481310



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...