domingo, 22 de maio de 2016

Raro e incrível flash verde no topo do Sol !

Flash verde no Sol
Que nossa estrela é capaz de produzir gigantescas erupções de plasma ou lançar toneladas de partículas em direção à Terra, todo mundo sabe. Mas tem muito mais. Ela também pode criar espetáculos muito rápidos e de beleza ímpar, como o incrível flash verde raramente observado.
Embora rara, muitas pessoas já presenciaram essa luz verde, mas por ser muito rápida é praticamente impossível de ser confirmada por outros observadores locais. Se você já viu essa luz e tinha dúvidas se era real ou não, fique tranquilo. Você é um tremendo sortudo!
O fenômeno do flash verde acontece em situações muito peculiares, por isso é tão difícil de ser observado. Ele ocorre no limbo solar ou lunar, tanto na alvorada como no ocaso, mas é mais pronunciado durante o pôr do Sol ou nascer da Lua.
O efeito é visível somente em locais que tenham o horizonte muito baixo e distante, sem nuvens e com correntes ascendentes de ar que possam produzir efeitos de miragem. Em outras palavras, é preciso estar no local certo, na hora certa!
O flash dura apenas alguns segundos, mas o suficiente para ser registrado pelo olho humano ou eternizado por câmeras fotográficas.

Como Acontece

Da mesma forma que um gigantesco prisma, a atmosfera da Terra também refrata a luz e faz com que os raios de luz provenientes da Lua ou do Sol sejam curvados levemente para baixo.
Diagrama mostra como acontece um flash verde no Sol
Isso significa que imagem que vemos durante o poente ou nascente não está chegando até nós diretamente. Ela está sendo refratada pela atmosfera, que curva os raios luminosos do astro que já se pôs alguns minutos antes e está abaixo do horizonte.
Nesse processo, os comprimentos de onda mais curtos da luz são curvados mais fortemente que os mais longos, o que faz com que a porção de luz verde do espectro pareça estar vindo de uma posição mais alta que as componentes vermelha ou laranja, produzindo uma imagem ligeiramente desalinhada, com o verde mais pronunciado acima do disco lunar ou solar. 
O flash verde acontece exatamente quando a porção verde do espectro luminoso atinge os nossos olhos, resultando em uma coloração muito rápida com menos de dois segundos e que parece surgir no limbo superior do Sol ou da Lua.
A imagem apresentada mostra o exato momento em que isso acontece e foi registrada pelo astrofotógrafo Daniel Lopez, durante pôr do sol visível a partir do Observatório Roque de Los Muchachos, nas Ilhas Canárias, Espanha. Um show de imagem!

Fonte: http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Fantastico_O_raro_e_incrivel_flash_verde_no_topo_do_Sol&posic=dat_20140606-102708.inc





Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...