quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Descobertos lagos ocultos na Antártida !

Um estudo publicado na revista "Nature Climate Change" revela a descoberta de um lago no interior de uma cratera de três quilómetros, na zona oriental da Antártida, uma das zonas mais frias do continente. Tudo indica que se esteja diante de mais um dos efeitos das alterações climáticas.

Segundo os investigadores da Universidade de Utrecht e Lovaina, debaixo da camada de gelo foi detetada uma fenda de um moinho glaciar, um fenómeno que apanhou de surpresa a equipa, uma vez que os moinhos glaciares não eram conhecidos na região. Será dessa brecha, concluíram, que a água derretida se dirigirá ao oceano.

E este não foi o único lago identificado na Antártida. A pesquisa conseguiu descobrir outros na zona mais a este. Em todos os casos, os achados são associados aos efeitos do aquecimento global.

O estudo considera que as alterações climáticas estão a provocar ventos fortes e persistentes em algumas zonas da Antártida e que estes são responsáveis pelo transporte de ar quente e seco, razão do arrastamento da neve, deixando depois os locais a descoberto.

Os cientistas temem que as camadas de gelo terrestre derretam. Se tal acontecer, o nível do mar sobe e as zonas costeiras podem ser engolidas.

Fonte: http://www.jn.pt/mundo/interior/lagos-ocultos-na-antartida-5553993.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...