segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Misterioso pulso magnético descoberto em Marte !

Misterioso pulso magnético é descoberto em Marte
Sonda insight. C’redito: NASA

À meia-noite em Marte, o campo magnético do planeta vermelho às vezes começa a pulsar de maneiras nunca antes observadas. A causa é atualmente desconhecida.

Essa é apenas uma das impressionantes descobertas preliminares do primeiro geofísico robótico da NASA, o módulo de pouso InSight. Desde que pousou em novembro de 2018, esta espaçonave reuniu informações para ajudar os cientistas a entenderem melhor as entranhas e a evolução do planeta vizinho, como medir a temperatura de sua crosta superior, registrar os sons de terremotos alienígenas e medir a força e a direção do campo magnético do planeta.

Conforme revelado durante algumas apresentações desta semana em uma reunião conjunta do European Planetary Science Congress e da American Astronomical Society, os primeiros dados sugerem que as maquinações magnéticas de Marte são maravilhosamente loucas.

Além das pulsações magnéticas ímpares, os dados do módulo de pouso mostram que a crosta marciana é muito mais magnética do que os cientistas esperavam. Além disso, a sonda pousou sobre uma camada eletricamente condutora muito peculiar, com cerca de 4 km de espessura, bem abaixo da superfície do planeta. É muito cedo para dizer com certeza, mas há uma chance de que essa camada possa representar um reservatório global de água líquida.

…Se esses resultados forem válidos, uma região líquida nessa escala em Marte moderno tem implicações enormes para o potencial de vida, no passado ou no presente.

“Estamos obtendo uma visão da história magnética de Marte de uma maneira que nunca fizemos antes”, diz Paul Byrne, geólogo planetário da Universidade Estadual da Carolina do Norte (EUA) que não esteve envolvido no trabalho.

“O mesmo ‘zoológico’ de minerais magnéticos que existe na Terra existe em Marte”, diz Robert Lillis, físico espacial planetário da Universidade da Califórnia, Berkeley, que não participou da nova pesquisa.

A sonda orbital detectou o magnetismo do planeta vermelho de 160 a 400 quilômetros acima da superfície e descobriu que seu campo magnético da crosta é dez vezes mais forte que o da Terra quando medido na mesma altura acima da superfície. Isso sugere que, uma vez, Marte também tinha um grande campo magnético global…
Mistérios à meia-noite

O magnetômetro da InSight, o primeiro colocado na superfície marciana, deu aos cientistas a melhor visão que já havia tido do campo magnético da crosta, e isso causou um choque: o campo magnético próximo ao robô era cerca de 20 vezes mais forte do que o previsto em medições orbitais passadas…

Talvez ainda mais intrigante, a InSight também descobriu que o campo magnético da crosta perto de sua localização oscilava de vez em quando. Essa oscilação é conhecida como pulsação magnética, explica Matthew Fillingim, físico espacial da Universidade da Califórnia, Berkeley, e membro da equipe científica InSight.

Esses pulsos são flutuações na força ou na direção do campo magnético, e não são totalmente incomuns. Muitos deles acontecem na Terra e em Marte, desencadeados pelo caos atmosférico superior, pela ação do vento solar e dobras nas bolhas magnéticas dos planetas, entre outras coisas.

O que é estranho é que essas oscilações marcianas acontecem à meia-noite do horário local, como se respondessem às demandas de um temporizador noturno invisível.

A InSight fica próximo ao equador de Marte e, na mesma posição geográfica da Terra, a essa hora da noite, você não vê esses tipos de pulsações magnéticas. As pulsações noturnas na Terra tendem a ocorrer em latitudes mais altas e estão ligadas às auroras do norte e do sul. No momento, as de Marte não têm uma fonte clara, mas os cientistas têm pelo menos um suspeito em mente.

Embora não tenha mais um potente campo magnético global, Marte é cercado por uma bolha magnética fraca criada à medida que o vento solar interage com sua atmosfera fina. Essa bolha, por sua vez, é comprimida pelo campo magnético do vento solar, fazendo com que parte da bolha assuma uma forma de cauda. À meia-noite, o local da InSight em Marte está alinhado com esta cauda e, à medida que passa, a cauda pode estar arrancando o campo magnético da superfície como uma corda de violão…

Espirrando água

Não está claro por quanto tempo os corpos de água de superfície persistiram em lagos, rios e até oceanos no passado de Marte, mas há algumas evidências de que o subsolo contém hoje reservatórios salgados. A crosta de Marte também fica mais quente à medida que você vai mais fundo. E, dada a forte evidência de gelo generalizado em Marte, é razoável pensar que também existam aquíferos subterrâneos de água líquida.

Mas o diabo está nos detalhes, e todas as outras causas de tais sinais ainda precisam ser descartadas, afirma Brain. A sonda InSight tem uma broca, mas pode cavar apenas cerca de 4,5 metros abaixo da superfície. Então os cientistas terão que encontrar outras maneiras – talvez através de futuras missões em Marte – para testar a teoria da camada aquosa.

Dave Brain, pesquisador de física atmosférica e espacial da Universidade do Colorado, não envolvido no trabalho, diz que “mesmo se a existência desse aquífero marciano for finalmente verificada ou rejeitada, a natureza inestimável das medições da InSight, incluindo as magnéticas, já está clara”.

Mesmo enraizado em um único local na Elysium Planitia, esse emissário robótico está começando a desenterrar todos os tipos de maravilhas marcianas enterradas.

Fonte: https://www.ovnihoje.com/2019/09/22/misterioso-pulso-magnetico-e-descoberto-em-marte/

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...