sexta-feira, 6 de novembro de 2015

NASA divulga dados sobre a perda atmosférica de Marte

Marte perdendo sua atmosfera
Como prometido, a NASA anunciou hoje sua “descoberta científica chave” sobre o destino da atmosfera de Marte.
Embora Marte uma vez possa ter abrigado vida abundante, agora é um planeta frio e seco, e os cientistas disseram que as tormentas solares provavelmente aceleraram a perda de sua atmosfera. Eles acreditam que a atmosfera espessa e protetora, que permitia Marte ser um planeta quente e úmido há bilhões de anos, pode ter desaparecido muito antes em sua história do que se pensava.
O resumo da descoberta é que a lenta destruição da atmosfera de Marte foi causada por “enormes rebentos de rotações magnéticas“. A atmosfera uma vez amigável daquele planeta foi arrancada. Isso teria acontecido porque o campo magnético de Marte’desligou’. Os cientistas dizem que, embora Marte tivesse um campo magnético há 4,2 bilhões de anos, ele simplesmente desapareceu.
Os instrumentos abordo da sonda MAVEN, que está na órbita marciana há 1 ano, estão medindo os íons da atmosfera superior de Marte e estão acompanhando o vento solar, para ajudar a compreender o que influencia o escape dos gases para o espaço.
Pesquisador Bruce Jakosky - Fonte: AFP
Pesquisador Bruce Jakosky – Fonte: AFP

“As descobertas chave que podemos publicar esta semana são relacionadas a como o escape ocorre e quando ele ocorre hoje“, disse o pesquisador chefe, Bruce Jakosky, numa entrevista via web com a revista Science.
“O que descobrimos é que a taxa de perda atmosférica é relativamente baixa hoje, talvez somente uns 100 gramas por segundo globalmente, mas ao longo do tempo pode ser uma perda significativa“, ele disse.
“E achamos que isso seja a ponta do iceberg, assim por dizer; que a história antiga das taxas de perda eram muito maiores, e que este mecanismo pode contabilizar pela perda de uma atmosfera antiga que era muito espessa.”

Fonte: http://ovnihoje.com/2015/11/05/nasa-divulga-dados-sobre-a-perda-atmosferica-de-marte/

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...