sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Fortes terramotos podem ter sido provocados pelo Homem !

Geofísicos estadunidenses acreditam que uma série de tremores ocorridos nos EUA em 2011 não foi causada pela natureza, mas induzida pelas intermitentes operações relacionadas à extração de combustíveis fósseis. 
Extração de Petroleo
De acordo com cientistas do USGS, Instituto de Pesquisas Geológicas dos EUA, o sismo principal atingiu 5.0 magnitudes e foi seguido de centenas de réplicas que foram sentidas na região da cidade de Prague, em Oklahoma, em 5 de novembro de 2011.
Durante as duas últimas décadas, o número de terremotos na região central e leste dos EUA aumentou drasticamente e as atividades industriais podem ser responsáveis por esse aumento.
As instalações de extração de petróleo e gás natural usam poços subterrâneos vazios como reservatórios para as águas residuais poluídas, não só na região do evento, mas em muitas outras cidades do Arkansas, Texas, Ohio e Colorado.
O crescente uso dessa prática coincidiu com um aumento vertiginoso de tremores no centro dos EUA. Cerca de trezentos terremotos abalaram a região entre 2010 e 2012, em comparação com apenas 21 eventos por ano entre 1967-2000.
"A observação de que os sismos induzidos pelo homem podem desencadear uma avalanche de terremotos, incluindo algum de maior magnitude, tem sérias implicações e chama a atenção para a necessidade de estudos que reduzam o risco sísmico decorrente da prática adotada", disse a coautora do estudo Elizabeth Cochran, ligada ao USGS.
Os estudos mostram que no caso do terremoto de Oklahoma, a falha geológica presente naquela região "saltou" e produziu que o sismo inicial de 5.0 magnitudes, provavelmente em decorrência do bombeamento de águas residuais em um poço vazio. O sismo liberou outras pressões geológicas que anteriormente mantinham a falha em seu lugar, produzindo a série de réplicas observadas.
Uma análise mais precisa mostrou que o epicentro do sismo principal ocorreu a apenas 200 metros do ponto onde a água sob pressão era injetada no poço vazio.
Alguns trabalhos não conclusivos também mostram que o tremor de 5.3 magnitudes ocorrido em Bacia Raton, no Colorado, foi provocado pela alta pressurização de água.

Fonte: http://www.apolo11.com/invencoes_descobertas.php?titulo=Estudo_fortes_terremotos_podem_ter_sido_provocados_pelo_Homem&posic=dat_20140310-104944.inc

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...