quinta-feira, 13 de abril de 2017

Telescópio espacial Hubble registra auroras no planeta Urano !

Auroras polares em Urano, registradas pela sonda Voyager 2 e telescópio Espacial Hubble
Auroras polares em Urano, registradas pela sonda Voyager 2 e telescópio Espacial Hubble.

Urano é o sétimo planeta do Sistema Solar e a exemplo de seus companheiros de jornada, com exceção de Mercúrio, também produz belas auroras. Além disso, as cenas divulgadas revelam o fascinante conjunto de anéis deste belo planeta gasoso, praticamente inexplorado.

As cenas, divulgadas pela NASA, são uma composição de registros feitos pela nave interplanetária Voyager 2 em 1986 e uma série de frames de ultravioleta capturados pelo instrumento STIS (Space Telescope Imaging Spectrograph) a bordo do telescópio espacial Hubble, entre 2012 e 2014.

As imagens do Hubble foram feitas a pedido do Observatório de Paris, com o objetivo de estudar as auroras formadas em Urano após uma série de ondas de choques interplanetários provocados por duas poderosas rajadas de ventos solares que atingiram diretamente o planeta.

Como normalmente as auroras se formam sobre as regiões polares, a primeira surpresa foi a redescoberta do polo planetário de Urano, que desde sua descoberta pela Voyager em 1986 esteve "perdido" devido à ausência de referências.

Além disso, é possível observar o magnífico conjunto de anéis girando ao redor do equador de Urano, praticamente deitado em 90 graus em relação ao plano da orbita.

Fonte: http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Telescopio_espacial_Hubble_registra_auroras_no_planeta_Urano&posic=dat_20170413-100625.inc

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...