quinta-feira, 23 de abril de 2015

Pesquisa explica por que mosquitos picam algumas pessoas mais que outras

Por que é que os mosquitos picam algumas pessoas mais do que outras? Segundo um estudo, esse fenómeno poderá estar ligado aos genes que controlam o odor corporal.

Pesquisa explica por que mosquitos picam algumas pessoas mais que outrasCientistas da Grã-Bretanha e dos EUA agruparam 19 gémeos não-idênticos e 18 gémeos idênticos para testar a atracção a mosquitos. E descobriram que gémeos idênticos atraíam a mesma quantidade de picadas, sugerindo a influência de factores genéticas nesse processo.
 
Numa série de testes, cada gémeo colocou uma mão no final de um túnel de vento em formato de "Y". de seguida, bombeou-se ar para dentro do túnel, levando consigo odor. Depois, enxames de mosquitos foram libertados, movendo-se para longe ou perto de cada mão.
 
No caso dos gémeos idênticos - que partilham grande parte do material genético - houve uma distribuição uniforme dos mosquitos. Isso sugere que os insectos não tinham preferência pelo cheiro de uma mão ou outra.
 
Por outro lado, resultados com testes em gémeos não-idênticos - que dividem menos genes - foram mais variados.
 
Os investigadores acreditam que a atractividade a mosquitos pode estar relacionada com genes ligados ao odor corporal. O próximo passo é descobrir quais os genes específicos envolvidos no processo.
 
Novas pesquisas já estão a ser realizadas.
 
«Se entendermos a base genética para a variação entre indivíduos, será possível desenvolver formas sob medida para controlar melhor os mosquitos, e desenvolver novas maneiras de repeli-los», disse James Logan, da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, principal autor do estudo.
 
Comentando a pesquisa, David Weetman, da Escola de Medicina Tropical de Liverpool, disse que o resultado é «intrigante».
 
«É a primeira vez que uma base genética foi demonstrada», disse. «Mas os mosquitos não são atraídos apenas pelo cheiro - factores como o dióxido de carbono também desempenham um papel», acrescentou.
 
«Estudos maiores deverão ajudar a avaliar o grau de relevância destas descobertas fora do laboratório, onde outros factores podem ser importantes.»

Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=769945

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...