sexta-feira, 5 de junho de 2015

Nasa lança nesta sexta um disco voador para futuras viagens a Marte

A Nasa vai lançar ao espaço nesta sexta-feira uma nave em formato de disco voador projetada para expedições longas, que serviria para eventuais missões a Marte. Caso o experimento seja bem sucedido, significará um passo importante para viagens tripuladas ao planeta vermelho.
O voo de teste do disco voador, conhecido como Low-Density Supersonic Decelerator (LDSD), será transmitido ao vivo pelo site da Nasa. Durante o lançamento do disco, a Nasa irá testar o maior paraquedas já usado. Como a atmosfera de Marte é muito fina, qualquer paraquedas para ajudar a aterrissar uma espaçonave pesada, de rápido movimento, precisa ser bem mais forte do que o convencional.
Com o objetivo de enviar seres humanos a Marte em 2030, a agência está testando o aparato feito com tecnologia de nova geração, conhecido como Supersonic Ringsail — que poderia permitir que naves ainda mais pesadas pousem suavemente.
ldsd20150331-16

O disco voador feito pela agência americana será lançado de uma base na ilha de Kauai, no Havaí. O veículo será rebocado até a estratosfera por um balão meteorológico de grande altitude, de onde irá decolar alcançando uma altitude de 20 milhas acima da Terra. A nave poderá atingir uma velocidade quase três vezes maior à do som.
"À medida que a Nasa planeja ambiciosas missões científicas para Marte — lançando bases até mesmo para expedições humanas mais complexas— a espaçonave, que precisava aterrissar com segurança na superfície do Planeta Vermelho, se tornará maior e mais pesada para acomodar estadias prolongadas dos exploradores”, afirmou a Nasa por meio de um comunicado.
O primeiro voo de teste do disco voador foi em junho de 2014, e um outro voo de teste está previsto para 2016.
ldsd

Fonte: http://www.dm.com.br/ciencia/2015/06/nasa-lanca-nesta-sexta-um-disco-voador-para-futuras-viagens-marte.html

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...