terça-feira, 23 de junho de 2015

Novas imagens da New Horizons revelam detalhes da face de Plutão

À medida que a sonda interplanetária New Horizons se aproxima do planeta-anão Plutão, novos detalhes da superfície começam a ser revelados, como um suposto trio de crateras que à longa distância se assemelha a um rosto humano.
A nova imagem foi captada pelo instrumento LORRI (Long-Range Reconnaissance Imager), um dos sete experimentos a bordo da New Horizons e mostra um trio de áreas escurecidas que podem ser indícios de uma paisagem craterada. Além disso, a nova cena também mostra que a superfície de Plutão pode não ser tão lisa, mas ser formada por áreas bastante irregulares, repletas de relevos.

Neste momento, a sonda está a 25 milhões de km de Plutão e a 4.74 bilhões de km da Terra, uma distância tão grande que os sinais enviados pela sonda levam 04h30 minutos para chegar até as antenas da Rede do Espaço Profundo, localizadas na Austrália, África do Sul e Argentina.

Ainda é cedo para afirmar se as feições escuras observadas pelo instrumento LORRI são de fato crateras. A nave ainda tem muito chão pela frente até atingir a maior aproximação com o planeta-anão, em 14 de julho.

O encontro será muito rápido, já que a nave não entrará na orbita de Plutão. No entanto, a quantidade de dados coletados será suficiente para décadas de estudos e novas descobertas. Até lá, novas imagens serão captadas e cada vez com maior riqueza de detalhes.

Fonte: http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=New_Horizons_novas_imagens_revelam_detalhes_da_cara_de_Plutao&posic=dat_20150622-110458.inc

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...