quarta-feira, 8 de abril de 2020

Barulho enigmático no céu tem explicação científica e relação com a pandemia !

Devido à pandemia de covid-19, os índices de poluição caíram acentuadamente. Como consequência, outros gases presentes na atmosfera estão a causar certos ruídos que intrigaram os internautas.
No sábado, a hashtag #barulhonoceu estava entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil. Memes, teorias ligadas ao novo coronavírus e referências ao Apocalipse irromperam na rede social, depois de vários internautas de inúmeras regiões brasileiras terem registado o misterioso ruído que veio do céu.
O site BHAZ entrevistou especialistas, entre eles a professora de Física Bruna Ignaczuk, que referiu que o forte barulho que os brasileiros ouviram no sábado tem uma relação direta com a pandemia de covid-19, uma vez que os níveis de poluição diminuíram em virtude de uma redução da atividade humana.
Isto significa que o facto de o barulho ter ocorrido durante um período de quarentena internacional pode não ter sido uma coincidência.
“Com a diminuição acentuada do funcionamento da indústria, a redução da quantidade de poluição na atmosfera influenciou a movimentação dos gases“, explicou a especialista. Apesar de raro e enigmático, o som é natural, havendo até registos do mesmo ruído na Rússia desde 2012.
“O som ocorre quando os gases entram em contacto com a mudança da pressão atmosférica, tal como acontece quando o ar sai de um balão ou de uma panela de pressão”, explicou Ignaczuk.
A quarentena, uma das principais consequências das medidas de isolamento social, tem impactos bruscos e negativos na economia, mas tem conseguido diminuir os índices de poluição.
Imagens de satélites captadas entre janeiro e março pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pela NASA mostram uma redução drástica das emissões de dióxido de nitrogénio (NO2). Uma das regiões onde o efeito é mais visível é o norte da Itália.

https://zap.aeiou.pt/barulho-enigmatico-no-ceu-318013

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...