quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Terramoto de 8.4 atinge o Chile e foi também sentido no Brasil

Houve réplicas e polícia pede calma; abalo foi sentido até no Brasil.

Marinha disse que ondas de até 4,5 metros atingiram a costa
.
Um forte terremoto ocorreu na noite desta quarta-feira (16) ao norte de Santiago, perto da região de Coquimbo, no Chile.
Por volta das 00h30 desta quinta, o subsecretário do Interior do Chile, Mahmud Aleuy, disse que há 5 mortos confirmados por causa do terremoto, que deixou ainda 1 milhão de pessoas evacuadas. "É o sexto terremoto mais forte da história do país", afirmou.
Entre os mortos estão duas mulheres e três homens; uma pessoa é considerada desaparecida e dezenas ficaram feridas.
"Estamos em um processo de continuar o monitoramento das regiões afetadas. É uma análise que está se completando", disse mais cedo a presidente Michelle Bachelet. Segundo ela, o governo do Chile ainda está analisando se é preciso declarar estado de exceção.
A magnitude do tremor foi 8,3, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) --  o serviço sismológico chileno informou 8,4. Um alerta de tsunami foi emitido pelas autoridades para toda a região costeira. As autoridades locais determinaram a evacuação das áreas litorâneas, enquanto imagens de televisão mostravam sirenes de alerta ativadas. O terremoto de 2010, que deixou centenas de mortos no Chile, teve magnitude 8,8.
Chilenos ficam na rua após terremoto atingir Santiago nesta quarta (Foto: Pablo Sanhueza / Reuters)
Chilenos ficam na rua após terremoto atingir Santiago
nesta quarta (Foto: Pablo Sanhueza / Reuters)


A Marinha chilena disse que ondas de até 4,5 metros atingiram a cidade de Coquimbo após o tremor. O Peru, país vizinho, também emitiu alerta de tsunami nesta quarta, que foi posteriormente cancelado. O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC) afirma que ondas de até 3 metros podem chegar até a costa da Polinésia Francesa.
O tremor inicial foi às 19h54 (hora local, mesma de Brasília) e houve pelo menos 11 réplicas de tremores com magnitude maior que 4,4, de acordo com o serviço sismológico chileno. De acordo com o Centro Nacional de Sismologia da Universidad de Chile, o sismo teve seu epicentro localizado 36 quilômetros ao oeste da cidade de Canela e a 11 quilômetros de profundidade. O epicentro do tremor fica no mar, a 243 km de Santiago e a pouco mais de 10 km da costa.
A presidente chilena decretou zona de catástrofe para a província de Choapa (norte), epicentro do tremor, o que significa que a região está sob comando militar e o Estado destinará mais recursos à localidade para atender a emergência.
Bachelet pretende visitar nesta quinta-feira a região afetada para uma "avaliação precisa".
A ordem de evacuação por alerta de tsunami permanece em toda a costa do Chile, exceto para as regiões de Los Lagos, Aysén e Magallanes, no sul.
Cerca de 245 mil famílias estão sem energia elétrica no país, enquanto prossegue a avaliação de danos.

No Brasil

O tremor foi sentido até em cidades brasileiras. Em Santa Maria (RS), por exemplo, pelo menos dois prédios foram desocupados por moradores. Os bombeiros de São Paulo também receberam cerca de 50 telefonemas com informações sobre tremores na região da Avenida Paulista, Vila Mariana e Tatuapé. Ainda houve relatos de tremores no litoral de São Paulo e no Vale do Paraíba (veja os relatos sobre o tremor sentido no Brasil).
Chilenos ficam na rua após terremoto atingir Santiago nesta quarta (Foto: Pablo Sanhueza / Reuters)
Chilenos ficam na rua após terremoto atingir Santiago nesta quarta (Foto: Pablo Sanhueza / Reuters)

O transporte público funcionou normalmente em Santiago, informaram veículos de imprensa locais, que também informaram sobre cortes de energia elétrica em algumas regiões da capital.
As aulas foram suspensas nesta 5ª na maior parte do país. Também surgiram relatos de danos em construções, centros comerciais e estradas.
Terremoto Chile Mapa (Foto: Editoria de Arte/G1)
"Estava na parte externa do Shopping Arauco quando percebi que as portas de vidro do cinema estavam balançando bem forte, mas não ventava. Aí percebi que as pessoas começaram a sair. Aí comecei a sentir o chão tremer. Ficamos na parte descoberta, onde a boa parte das pessoas ficaram esperando o tremor passar", relatou de Santiago a repórter Isabela Leite, do G1.
"Foram dois tremores. O que posso dizer é que estava no hotel e tudo começou a tremer muito. Os móveis no quarto começaram a se movimentar. Quando saí para a rua, estava tudo normal. Na segunda vez eu estava com um grupo de brasileiros na recepção do hotel. Foi mais forte, vimos carros andando sozinhos. Os turistas estavam com muito medo, mas os nativos estavam tranquilos", disse a turista brasileira Thais Luiz, que está em Santiago.
A  brasileira Carmen Franco, de 58 anos, que chegou nesta quarta de São Paulo a Santiago para uma viagem de férias com a mãe e irmã, conta que estava em um supermercado ao lado do hotel em que está hospedada quando sentiu o tremor. "Primeiro pensei que fosse um metrô passando em baixo do mercado, mas aí os produtos começaram a tremer nas prateleiras e as pessoas começaram a ficar preocupadas e a sair. O caixa levantou e saiu correndo. Fomos atrás", conta.
correndo. Fomos atrás", conta.
Pessoas olham o mar em Valparaíso, no litoral do Chile após alerta de tsunami (Foto: Rodrigo Garrido/AFP)
Pessoas olham o mar em Valparaíso, no litoral do Chile após alerta de tsunami (Foto: Rodrigo Garrido/AFP)
Terremoto foi sentido em Santiago nesta quarta-feira (16) (Foto: Martin Bernetti/AFP)
  Terremoto foi sentido em Santiago nesta quarta-feira (16) (Foto: Martin Bern
Terremoto foi sentido em Santiago nesta quarta-feira (16) (Foto: Martin Bernetti/AFP)
Terremoto foi sentido em Santiago nesta quarta-feira (16) (Foto: Martin Bernetti/AFP)
A presidente Michelle Bachelet faz reunião de emergência por causa do terremoto (Foto: Reprodução/Twitter/GobiernodeChile)
A presidente Michelle Bachelet faz reunião de emergência por causa do terremoto (Foto: Reprodução/Twitter/GobiernodeChile)

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/09/forte-terremoto-chile.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...