quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Enorme radiotelescópio será construído em Paraíba – Brasil

Enorme radiotelescópio será construído na Paraíba - Brasil
Bingo. Imagem de como será o radiotelescópio Bingo, que fará uma espécie de “tomografia” do Universo, para desvendar mistérios como a energia escura e a origem de tudo
Medindo quase um campo de futebol, o Bingo (sigla de Baryon Acoustic Oscillations in Neutral Gas Observations, ou Oscilações Acústicas de Bárions em Observações de Gases Neutros) pretende ser o primeiro radiotelescópio a detectar, por rádio, ondas da interação entre átomos e radiação no início do Universo.
Um dos líderes do projeto é Carlos Alexandre Wuensche de Souza, da Divisão de Astrofísica do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Além do cientista e de outros pesquisadores do Inpe, o projeto conta com a participação de empresas de São José dos Campos ligadas ao projeto espacial brasileiro. Elas atuarão na construção do aparelho, que também contará com tecnologias de fora do país.
O Bingo será construído por um consórcio de entidades brasileiras e estrangeiras, com liderança de cientistas de universidades e entidades de pesquisa do Brasil e cooperação de instituições do Reino Unido, China, Suíça e África do Sul, entre outros países.
A maior parte da construção é financiada pela Fapesp (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo), o que evitou que o projeto fosse afetado pelos cortes do governo federal na área da ciência.
O Bingo começou a ser projetado em 2016 e a construção deve ser iniciada em 2020. A previsão é que o radiotelescópio opere em 2022.
“Vamos fazer uma espécie de tomografia do Universo que vai olhar a distribuição do hidrogênio. Tentaremos entender mais o processo de como a energia escura atua na dinâmica do Universo”, disse Souza ao blog ‘Tilt’, do Portal UOL.
Bingo será instalado na Serra do Urubu, na Paraíba, longe de metrópoles e fontes de poluição eletromagnética.
Cientistas esperam ‘grande avanço’ nas ciências astronômicas com radiotelescópio
O radiotelescópio deverá detectar e analisar rastros de hidrogênio neutro –combinação de um elétron e um próton– no Universo. A meta é entender elementos que ainda intrigam cientistas, como a energia escura, e permitir um grande avanço astronômico nacional e internacional.
“Contamos com a contribuição de nossos parceiros internacionais, especialmente as dos pesquisadores do Reino Unido, mas a maior parte da tecnologia para a construção está sendo desenvolvida aqui no Brasil”, disse Carlos Alexandre Wuensche de Souza, do Inpe.
A construção da estrutura, dos receptores e das antenas parabólicas é de responsabilidade da equipe brasileira, com participação de empresas de São José dos Campos.
Fonte: https://www.ovnihoje.com/2020/01/15/enorme-radiotelescopio-sera-construido-na-paraiba-brasil/

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...