sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Formação inusitada descoberta no planeta anão Ceres

Formação misteriosa é descoberta no planeta anão Ceres - artificial ou natural?
Foto da região de Vinalia Faculae, em Ceres, obtida pela sonda Dawn da NASA em 6 de julho de 2018 a uma altitude de cerca de 58 quilômetros. Um quadrado e/ou um triângulo podem ser vistos? Crédito: NASA / JPL-Caltech / UCLA / MPS / DLR / IDA
Descoberto em 1º de janeiro de 1801 por Giuseppe Piazzi (1746-1846), um padre católico da Academia de Palermo, na Sicília, Ceres é o maior objeto do principal cinturão de asteroides, mas, no entanto, é um planeta anão. Alguns anos atrás, Ceres ficou famoso por uma de suas crateras: Occator, que contém o ‘Spot 5’, o mais brilhante dos pontos observados pela sonda Dawn.
A descoberta desses pontos brilhantes levou a todo tipo de especulação.
O mistério foi resolvido quando a sonda Dawn da NASA chegou perto o suficiente para descobrir que esses pontos brilhantes se originavam das emissões vulcânicas de gelo e sal.
Agora, cientistas da Universidade de Cádiz (Espanha) examinaram um desses pontos, chamado Vinalia Faculae, e ficaram impressionados por uma área onde formas geométricas são ostensivamente observáveis.

A inteligência artificial poderia reconhecer sinais de vida extraterrestre?

Essa estranha formação serviu para propor um experimento curioso: comparar como seres humanos e máquinas reconhecem imagens planetárias. O objetivo final era analisar se a inteligência artificial (IA) poderia ajudar a descobrir “assinaturas tecnológicas” de possíveis civilizações extraterrestres.
Um dos astrônomos da Universidade de Cadiz, De La Torre observa:
As pessoas e a inteligência artificial detectaram uma estrutura quadrada nas imagens, mas a IA também identificou um triângulo, e quando a opção triangular era mostrada aos seres humanos, a porcentagem de pessoas que afirmam vê-la também aumentou significativamente.

O quadrado em Ceres parece estar inscrito no triângulo

Esses resultados, publicados na revista Acta Astronautica, permitiram que os pesquisadores tirassem várias conclusões.
Diz De La Torre:
Por um lado, apesar de estar na moda e ter uma infinidade de aplicações, a inteligência artificial pode nos confundir e nos dizer que detectou coisas impossíveis ou falsas. E isso, portanto, compromete sua utilidade em tarefas como a busca de assinaturas tecnológicas extraterrestres em alguns casos. Nós devemos ter cuidado com sua implementação e uso no SETI.
Por outro lado, se a IA identificar algo que nossa mente não pode entender ou aceitar, poderia no futuro ir além do nosso nível de consciência e abrir portas à realidade para a qual não estamos preparados? E se o quadrado e o triângulo de Vinalia Faculae em Ceres fossem estruturas artificiais?
Finalmente, o neuropsicólogo aponta que os sistemas de IA sofrem dos mesmos problemas que seus criadores:
As implicações dos vieses em seu desenvolvimento devem ser mais estudadas enquanto estão sendo supervisionadas por seres humanos.
 
Outra perspectiva da região de Vinalia Faculae (girada a 180º da acima), obtida pela sonda Dawn. Os pesquisadores observaram a estrutura que aparece na parte central, ampliada à direita, onde também são indicadas as geometrias mais frequentemente detectadas pelas pessoas (abaixo, indicadas com números). Crédito: NASA / JPL-Caltech / UCLA / MPS / DLR / IDA / PSI

De Lla Torre conclu,i reconhecendo:
Não sabemos o que é, mas o que a inteligência artificial detectou em Vinalia Faculae provavelmente é apenas um jogo de luz e sombra.
Por enquanto, podemos simplesmente dizer que o objeto quadrado descoberto no planeta anão Ceres permanece de origem desconhecida.

Fonte: https://www.ovnihoje.com/2020/01/31/formacao-misteriosa-e-descoberta-no-planeta-anao-ceres-artificial-ou-natural/

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...